Escolas de Araçatuba (SP) foram alvos de ladrões neste começo de ano e a falta de segurança preocupa os pais dos alunos e também os vizinhos dessas escolas. Os casos são de pequenos furtos, como de fios, cabos elétricos e até torneiras. No ano passado inteiro, a prefeitura registrou 15 casos de furtos em escolas municipais.
Neste começo de ano já foram registrados dois casos. Um deles foi na Escola Municipal Mário de Moura, no Jardim Concórdia. Os ladrões entraram após pular o alambrado e furtaram cinco torneiras e outros objetos. O caso aconteceu no dia 6 de janeiro.
O caseiro, que pediu para não ser identificado, diz que o furto foi durante a madrugada. “Ainda tem a desvantagem que a casa do caseiro fica nos fundos da escola e se o ladrão entra pela frente não tem como ver, o pátio é aberto também e facilita os furtos”, afirma.
Outra escola municipal, que fica no bairro Verde Parque, também foi invadida por criminosos. Ao perceber a presença de pessoas estranhas na escola, moradores chegaram a ligar para a Guarda Municipal, mas quando os guardas chegaram, não encontraram mais ninguém.
A porta da cozinha estava arrombada e outras duas danificadas. Os bandidos levaram um bico da mangueira de incêndio, duas torneiras e ainda danificaram a geladeira e levaram alimentos.
A ação preocupa os pais de alunos, que temem casos assim durante o período das aulas. “A segurança deles é complicada, pode entrar alguém na hora da aula, ou mais tarde, a gente fica preocupada”, afirma a dona de casa Ruth das Neves.
A prefeitura afirma que tem projeto de instalar câmeras de segurança nas 64 escolas municipais. Além disso, a intenção é intensificar as rondas da Guarda Municipal nas escolas durante à noite.
“Serão instaladas câmeras e algumas escolas estamos colocando grades e proteções para evitar esse tipo de vandalismo. Todo o processo de câmeras já foi concluído a parte técnica, com o projeto para todas as escolas. Agora vamos fazer a licitação e nos próximos meses deverá ser feita a instalação”, afirma a secretária de Educação Silvana de Souza.