Uma equipe de Policiais Militares do Radiopatrulhamento Aéreo da Polícia Militar (GRPAe) decolou, na última sexta-feira (30), com o Helicóptero Águia com uma missão muito especial: ir ao encontro de uma mulher, moradora de Bilac, região de Araçatuba, a qual teria que passar por um transplante no município de Botucatu.
Ela teria que percorrer por terra 289 km e chegar no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu até às 18 horas. Como o tempo de vida do órgão era curto, houve a necessidade do resgate pelo ar.
O Helicóptero Águia saiu de Bauru e foi ao encontro da paciente na rodovia Marechal Rondon (SP-300), em Lins. Efetuou o resgate e em tempo chegaram ao hospital para os procedimentos de transplante.
Caso a paciente fosse transportada por uma ambulância pelas vias terrestres, o tempo estimado seria bem superior.
A paciente de 44 anos aguardava há um ano pelo transplante e foi comunicada na sexta-feira que havia um rim compatível no hospital em Botucatu.
Ela conseguiu sair de Bilac às 16h com a ajuda da prefeitura, mas para garantir que o transplante fosse feito a tempo o Águia foi acionado e pegou a paciente às 17h em Lins. A mulher chegou no HC por volta das 18h e foi encaminhada para a cirurgia.
“Por isso, quando declaramos para os órgãos de controle do espaço aéreo o transporte com urgência, recebemos um tratamento especial com prioridade no ingresso de áreas controladas, bem como em operações de pousos e decolagens”, informou a PM, em nota.
Veja o momento:
VOO PELA VIDA! Policiamento aéreo resgata uma mulher que estava na estrada e não chegaria a tempo para transplante de órgão.
Confira: https://t.co/awMvIYBTog pic.twitter.com/eIiAcUzlFB— Polícia Militar do Estado de São Paulo (@PMESP) December 1, 2018