A Polícia Civil inaugurou na manhã desta segunda-feira a Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Araçatuba. O secretário de Segurança Pública do Estado, Mágino Alves Barbosa Filho, participou da solenidade. O prédio contempla 11 unidades.
O governo do estado investiu R$ 8,6 milhões nas obras que ocorreram entre os dias 19 de março de 2016 e 30 de outubro de 2018. Além disso, foram destinados R$ 328 mil para aquisição de móveis, cortinas e equipamentos.
O imóvel próprio, localizado na rua José Pedro dos santos, 584, no bairro Higienópolis, passou por reforma com ampliação, para fusão e integração de unidades de Polícia Judiciária já existentes na cidade, para melhorar o atendimento à população e proporcionar melhores condições de trabalho aos funcionários e conforto aos usuários.
A sede abrigará o plantão policial, quatro distritos policiais, o setor de cartas precatórias, central de telecomunicações, o Núcleo Especial Criminal (Necrim), a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise).
Com uma área total de 2.991 metros quadrados de construção, a unidade possui três cozinhas, refeitório, auditório, 32 banheiros, 62 salas, duas recepções, elevador, arquivo geral, três depósitos para materiais apreendidos e um depósito de armas.
A maioria das unidades atende somente o município de Araçatuba, beneficiando mais de 195 mil habitantes. A DIG e Dise possuem atuação em toda a circunscrição da Seccional, que abrange 30 municípios.
A nova central da Polícia Civil vai gerar economia, porque todas as unidades atualmente funcionam em imóveis alugados e todos bem localizados.