Com o tema “Não dê esmola. Sua esmola me mantém nas ruas”, o Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) e o Abrigo Institucional do programa lançaram, nesta quarta-feira (7), campanha para conscientizar a população a não dar esmolas a pessoas em situação de rua.
Equipes formadas por funcionários do Centro Pop; da UBS (Unidade Básica de Saúde) Dr. Ghazi Osman Barakat Rhazi, no bairro Dona Amélia; do Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) e colaboradores da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Araçatuba estão fazendo panfletagem em cruzamentos de grande movimentação de veículos. Junto a um kit, composto por caneta, chaveiro e porta lixo, também é entregue um panfleto orientativo, contendo informações sobre atividades e serviços oferecidos pelo programa.
Christian Capobianco, coordenador do Centro Pop, afirma que a intenção é chamar a atenção das pessoas para o fato de que a esmola não ajuda quem está nas ruas. “A esmola acaba mantendo as pessoas nas ruas, quando se doa esmola nos semáforos, por exemplo, muitas vezes esse dinheiro é usado para consumo de álcool e drogas”.
As atividades serão encerradas no dia 10, sábado, com divulgação das ações e serviços do Centro Pop, além de exposição e venda de produtos confeccionados pelos atendidos do programa durante as oficinas e atividades terapêuticas.
07/11/2018- 7h às 8h
Semáforo Pompeu de Toledo x Duque de Caxias
Semáforo avenida Brasília x Liberdade
Semáforo em frente ao Multi Shop
Semáforo Marcílio Dias x Prestes Maia
Rua do Fico semáforo malharia ATA
08/11/2018- 7h às 8h
Semáforo Cussy X Saudade
Semáforo em frente ao calçadão
Semáforo Bandeirantes x Araçás
Semáforo Marcílio Dias em frente ao Banco do Brasil
Rua do fico X Antonio Gomes do Amaral
09/11/2018- 7h às 8h
Semáforo Pompeu x Duque de Caxias
Semáforo avenida Brasília x Liberdade
Semáforo em frente ao Multi Shop
Semáforo Marcílio Dias x Prestes Maia
Rua do Fico semáforo malharia ATA