A Santa Casa de Araçatuba (SP) informou nesta segunda-feira (22), por meio de nota, que o corte na cabeça da recém-nascida que levou 25 pontos foi causado pela utilização do fórceps na cesárea. A família da criança registrou boletim de ocorrência por lesão corporal.
De acordo com o B.O., o ferimento teria sido provocado por um bisturi durante o parto.
Ainda conforme o hospital, o fórceps é utilizado quando há risco à vida da gestante e do bebê. De acordo com a Santa Casa, “a bebê estava em posição que impediu a retirada por procedimento manual”.
O parto foi em agosto, mas só na sexta-feira (19) a família registrou um boletim de ocorrência. À TV TEM, os pais da menina disseram que ainda estão muito abalados, mas que a filha está bem de saúde.
A Santa Casa informou ainda que o departamento de gestão de assistência apurou o caso e que, durante o procedimento, ocorreu corte acidental no couro cabeludo da bebê.
Segundo o hospital, uma tomografia constatou ser uma lesão superficial sem trauma ou comprometimento do cérebro. Após o ferimento, a menina permaneceu alguns dias internada na UTI.
Conforme o registro policial, a mãe deu entrada no hospital depois de perder muito líquido aminiótico. A equipe médica decidiu fazer uma cesariana.
Quando a criança foi retirada, o pai reparou que havia um corte no lado direito da cabeça da filha. Ainda de acordo com o B.O., o corte teria sido provocado pelo bisturi usado para cortar a barriga da mãe. A criança foi encaminhada para a cirurgiã da pediatria, que fez uma sutura com 25 pontos na cabeça da menina.
Leia mais em:
https://www.rp10.com.br/2018/10/22/santa-casa-afirma-que-corte-na-cabeca-de-recem-nascida-foi-causado-por-forceps/