O refluxo de esgoto no bairro Beatriz foi tema de um requerimento de informações aprovado pelos vereadores na 33ª sessão ordinária do ano, realizada ontem (22/10). O pedido é de autoria do vereador Gilberto Batata Mantovani (PR), que foi verificar o problema após diversas reclamações de moradores da região. No total, os parlamentares aceitaram quatro requerimentos de informações oficiais.
De acordo com o pedido de informações, há vários pontos do bairro com água parada e esgoto a céu aberto, o que favorece a proliferação de animais peçonhentos e de larvas do mosquito da dengue.
No pedido, o parlamentar quer saber se a Agência Reguladora Daea ou a Vigilância Sanitária sabem desse fato. O vereador ainda questiona se ocorreram reuniões e se há um plano de ações da Agência Reguladora, Prefeitura e Samar (Soluções Ambientais de Araçatuba) para resolver o problema. “É vergonhoso o que os moradores estão passando há sete dias no bairro. A Samar é responsável pela obra e por esse descaso. É um constrangimento. Vou encaminhar esse caso para o Ministério Público”, criticou o vereador Batata.
O vereador Denilson Pichitelli (PSL) também reclamou. “Nós não podemos deixar acontecer esse descaso com a população”, disse. O vereador Dr. Jaime (PTB), por sua vez, cobrou providências da Agência Reguladora Daea. “Essa questão é ambiental e a agência reguladora precisa fiscalizar essa situação”, destacou.
Também de autoria do vereador Batata foi aceito o requerimento que solicita o envio da cópia do contrato de transferência das ações e do controle societário da Samar para a GS Inima Brasil Ltda.