O Dia de Finados para o devocionário católico em Araçatuba será marcado por missas em memória aos entes queridos na maioria das 12 paróquias da cidade.
A programação foi feita exclusivamente pelas comunidades, as quais também celebrarão nos cemitérios araçatubenses.
A primeira missa do dia será no Cemitério da Saudade , às 7h30. Considerado o mais tradicional local de sepultamento no município, a missa será na capela instalada no cemitério e será presidida pelo padre Amauri Ferreira.
Já às 8h ocorre a Santa Missa no cemitério Recanto de Paz, no bairro Rosele, o maior de Araçatuba. Lá quem preside é o padre Rodney Mendes, pároco da Paróquia São Sebastião, que é responsável pela região onde se localiza o cemitério.
Às 9h ocorre ainda a missa no cemitério Jardim da Luz, localizado na zona norte da cidade. A celebração será presidida pelo padre Fernando Mazula, da Paróquia Imaculado Coração de Maria.
Durante o dia 2, diversas paróquias da cidade também realizam suas celebrações (veja dados ao final da página):
A DATA
Segundo o padre Orivaldo Pereira Filho, pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus da Lapa, de Araçatuba, a Igreja pede plena oração e renovo da fé na ressurreição no dia dedicado aos Fiéis Defuntos.
“Conforme nos ensina a Igreja, para quem crê a vida não nos é tirada, mas é transformada. Desfeito nosso corpo mortal é nos dado um corpo incorruptível. Portanto recordar em missas os Fiéis Defuntos é recordar o sentido mais profundo desta vida para a Eternidade é profetizar a ressurreição. Cremos na ressurreição. Portanto para nós a morte não é a última palavra, pois, tal como nos ensina o livro da Sabedoria, o justo vive pela fé e para a ressurreição”, explica.
Pereira Filho ainda diz que o cristão deve compreender o cemitério como um campo sagrado. “Citando o Apóstolo Paulo: se não acreditamos na Ressurreição, vã é a nossa fé. O cemitério, cuja origem se dá na Igreja, é chamado de “local da sementeira”, pois cada pessoa é como uma semente colocada no canteiro para a Eternidade.A forma do sepultar, se fazia como um canteiro de uma horta, pois assim como a horta precisa da semente para germinar, assim significa o cemitério como um campo santo que proporciona a pessoa nascer para a vida eterna”.
O padre orienta aos fiéis é a plena reflexão de que a morte é uma passagem para a vida plena. “Um sentido profundo do Dia de Finados é saber que a morte é uma passagem dessa vida ao repousar e estar totalmente nos braços de Nosso Senhor”, conclui.
SERVIÇO
Confira os horários das missas em alusão ao Dia de Finados em Araçatuba
CEMITÉRIOS:
Cemitério da Saudade – missa às 7h30 presidida pelo padre Amauri Ferreira
Cemitério Recanto de Paz (Rosele)- missa às 8h presidida pelo padre Rodney Mendes, da Paróquia São Sebastião
Jardim da Luz – missa às 9h presidida pelo padre Fernando Mazula, da Paróquia Imaculado Coração de Maria
NAS PARÓQUIAS
Paróquia Divino Espírito Santo (Alvorada), às 8h
Paróquia Nossa Senhora de Fátima, às 9h
Paróquia São Francisco e Santa Clara, às 9h e Capela Santo Expedito (Hilda Mandarino), às 19h30.
Paróquia Senhor Bom Jesus da Lapa, às 10h
Catedral Nossa Senhora Aparecida, às 17h
Sant’Ana: dia 1º (Capela São Geraldo, às 20h) e na paróquia dia 2, às 19h.
Santuário Paróquia São João Batista e São Judas Tadeu, às 19h30
Paróquia São Francisco de Assis (Guanabara), às 20h.
*As informações são da Assessoria de Comunicação da Diocese de Araçatuba