Foi divulgada nesta quinta-feira, dia 4 de outubro, a programação do Flibi (Festival Literário de Birigui), que acontece entre os dias 17 e 21 deste mês.
A edição comemorativa dos cinco anos do evento trará para o público de toda a região grandes nomes nacionais e produções literárias consolidadas. A agenda completa do festival pode ser conferida no site www.flibi.com.br.
Entre os autores, marcarão presença Markito Alonso, a youtuber Jout Jout, Eda Nagayma, Ricardo Ramos Filho, os poetas Caco Pontes e Karina Buhr, Eduardo Guimarães, Geruza Zelnys e o crítico literário Reynaldo Damazio. Haverá contações de histórias com a Cia Arte Negus, espetáculo com a atriz Juliana Calligaris e Cia do Polvo, e o show com A Banda Mais Bonita da Cidade.
A realização do Flibi é da Prefeitura de Birigui, por meio da Secultur (Secretaria de Cultura e Turismo), com parceria cultural do Sesc Birigui e apoio do ProAC. A principal missão é promover e incentivar o hábito pela leitura, democratizando o acesso aos livros, à cultura e à educação. O festival celebrará a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca.
“Com muito entusiasmo, anunciamos que a população pode se preparar para uma rica experiência colaborativa. Teremos autores e artistas em diálogos abertos e estimulantes com o público, atividades de compartilhamento e criação, grandes espetáculos, entre outras atrações”, disse o diretor-geral e produtor-executivo do Flibi, Paulo Bernardes.
ATIVIDADES
Nos cinco dias do festival, serão 53 atividades, inteiramente gratuitas. Entre os principais destaques deste ano, estão bate-papos com renomados nomes da literatura nacional e regional, sessões de contação de histórias, lançamentos de livros, espetáculos musicais e teatrais, doações de livros, além de dez oficinas formativas.
As atrações do Flibi acontecerão em diversos horários e locais da cidade, tendo como palcos principais a Biblioteca Municipal, Sesc Birigui, praça Dr. Gama, Instituto Federal e salão de eventos do Sinbi. As entidades Recanto do Vovô, Abrigo Vó Tereza, Solar Eunice Weaver, Centro de Integração Social e Associação dos Artesãos de A a Z também receberão atividades.
O 5º Flibi conta com o patrocínio do Supermercado Rondon e Guaraná Paulistinha, além do copatrocínio da Pé com Pé; Sameka e DLS Comunicação. O projeto conta ainda com o apoio de grandes instituições como a APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte), Poiesis, Oficinas Culturais, MIS (Museu da Imagem e do Som), Metapalma, Sperta Motos, IFSP e Sinbi.