O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) deflagrou nesta quarta-feira (26/9) a Operação Cartas Compradas mobilizando promotores de Justiça de Araçatuba e Ribeirão Preto, com apoio da Polícia Militar, no combate de crimes de corrupção e organização criminosa relacionados a fraude de obtenção e habilitação com a compra de aprovação na prova prática.
Durante a investigação foi apurada a cobrança e pagamento de valores em dinheiro para instrutores e examinadores credenciados ao Detran/Ciretran, estruturados em organização criminosa, em troca de aprovação na prova prática, muitas vezes sem a realização efetiva desta pelo examinando.
Foram expedidos um mandado de prisão preventiva e 11 mandados de busca e apreensão nas cidades de Araçatuba, Piacatu, Birigui, Penápolis e Ribeirão Preto. Em Araçatuba um instrutor de auto-escola foi detido no bairro Água Branca.
A operação contou com a participação de cinco promotores de Justiça e o apoio de 47 policiais militares. Com informações: Núcleo de Comunicação – MPSP