Em sessão realizada nesta segunda-feira (3), no Salão do Júri do Palácio da Justiça, 80 candidatos aprovados no 187º Concurso de Ingresso na Magistratura participaram da escolha de vagas, distribuídas em 56 Circunscrições Judiciárias do Estado. Confira a lista com as opções dos candidatos.
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, agradeceu a comissão do concurso (integrada pelos desembargadores Antônio de Almeida Sampaio, Carlos Henrique Miguel Trevisan, Carlos Vico Mañas e Paulo Magalhães da Costa Coelho, e pelo advogado Fernando Campos Scaff, representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo) e a equipe de servidores envolvidos pelo trabalho realizado.
Em seguida, deu as boas-vindas aos candidatos aprovados e lembrou que a Magistratura é diferente de um emprego normal: “Ser juiz é uma verdadeira missão para os vocacionados. Estamos aqui para servir ao povo paulista e a terra bandeirante, o que exige coragem altaneira, compostura e comprometimento”, disse.
Pereira Calças declarou aos recém-ingressados que “terão defesa intransigente de suas prerrogativas, desde que se dediquem à judicatura de forma integral, completa e exauriente”. “Tenho certeza que os que aqui estão não farão seu juramento em vão”, concluiu.
O juiz assessor da Presidência Fábio Coimbra Junqueira fez a chamada dos candidatos aprovados por ordem de classificação para escolha da circunscrição. A nomeação dos novos juízes será publicada hoje (4), no Diário da Justiça Eletrônico, e a posse será realizada em 2/10, às 17 horas, no Salão dos Passos Perdidos do Palácio da Justiça.
187º Concurso
O certame contou com 20.385 candidatos inscritos. Desses, 1.361 foram aprovados na prova objetiva e habilitados para a segunda fase, de provas escritas (discursivas e de sentença, cível e criminal).
A terceira etapa envolveu sindicância de vida pregressa do candidato, investigação social e avaliação física e psicológica.
A quarta etapa compreendeu as provas orais, com avaliação de 126 candidatos. A quinta e última fase tratou da avaliação de títulos para classificação final, com 81 aprovados e uma desistência. Dos 80 novos juízes, 57,5% são homens, 42,5% mulheres e 30% nasceram no Estado de São Paulo.