O Governo de Andradina por meio da Secretaria de Meio Ambiente voltou a ter que fazer intervenção no trecho urbano da linha férrea sob a concessão do grupo Rumo/ALL.
Nesta semana uma equipe esteve limpando o local, após a empresa novamente receber notificações, não cumprir e ser multada. Constantemente o Governo de Andradina vem fiscalizando e multando a concessionária responsável pela exploração da ferrovia que corta a cidade, para que mantenha limpo o entorno da linha férrea.
“A Prefeitura não vai ser omissa. Por exemplo, há mais de 30 dias notificamos para a retirada de uma árvore que caiu, e a limpeza não foi feita”, explica o secretário da pasta, Claudio Gotardo.
“O descuido com a área aumentou a proliferação de escorpiões e criadouros de mosquito da dengue na região. Eles foram notificados diversas vezes e não tomaram providências e acabaram sendo multados”, completa o secretário.
A empresa não vem cumprindo o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado com o Governo de Andradina. Hoje o TAC prevê, além da limpeza, que a Rumo mantenha um funcionário da empresa em caráter permanente, por tempo indeterminado, trabalhando todos os dias úteis do mês na atividade de roçada e limpeza da área. O trabalho inclui a retirada de lixos e entulhos acumulados.
São mais de 80 mil metros quadrados em área urbana sob responsabilidade da concessionária. Atualmente a empresa já tem multas que podem chegar a R$ 1 milhão, sendo que R$ 550 mil já estão em processo de execução e o restante ainda cabe recurso.