CINE PIPOCA?
Um munícipe contou à a esta coluna que tem ido com certa frequência até a Secretaria Municipal de Esportes, e tem observado que toda vez que passa por lá, seja de manhã ou tarde, um mesmo funcionário está sempre assistindo vídeos no computador, que nada tem a ver com conteúdo de trabalho. A mesma pessoa disse que o homem fica de forma discreta e muito possivelmente seus superiores não sabem o que se passa, porque da forma que fica assistindo, pode facilmente fechar a tela caso algum superior apareça. Mas quando ele passa por lá, percebe claramente que o conteúdo na tela nada tem a ver com o trabalho do referido funcionário.
CONFIRMAÇÃO
Esse munícipe chegou a questionar uma pessoa que atua no local sobre o fato do funcionário, ao invés de cumprir com suas funções, ficar assistindo vídeos no horário de trabalho, e a informação é de que isso ocorreria com frequência.
INVESTIGAÇÃO
A coluna recebeu o nome do funcionário, mas como esta é apenas uma coluna que traz as “fofocas” dos bastidores políticos, achou por bem não divulgar. Se um simples munícipe conseguiu perceber e confirmar o fato, com certeza não será difícil seus superiores descobrirem que é a pessoa. Com certeza o prefeito Dilador Borges não aceita esse tipo de conduta e não sabe sobre este caso.
CAMPANHA
Apesar de liberada a campanha política, nas ruas de Araçatuba ainda é tímida a exposição dos candidatos em peças publicitárias, como eleições anteriores. Parte disso cabe as regras que estão impondo alguns limites, mas também a falta de recursos está influenciando. O termômetro são os veículos, utilizados para adesivagem no vidro traseiro. Apesar de alguns carros já estarem circulando com propagandas, o volume ainda é pequeno diante de outras eleições.
GASOLINA
O que se houve pelas ruas é um fato preocupante que mostra a vulnerabilidade do eleitor e a até mesmo a compra indireta de votos. Muitos estão dizendo que não vão adesivar o carro por falta de ajuda de combustível. Ou seja, tem gente que adesiva em troca de combustível?
REDES SOCIAIS
Por outro lado, um meio mais barato e fácil de atingir o eleitorado ganhou forças, as redes sociais. Facebook, Youtube, Tweeter, Instagran e Whatsapp são alguns dos meios que estão sendo mais explorados pelos marqueteiros políticos. Principalmente vídeos tentando mostrar o dia a dia do candidato.
POLUIÇÃO
Além dos marqueteiros em divulgações oficiais de candidatos, as redes sociais tem se tornado um ringue entre aliados políticos, que passaram a utilizar esse meio de comunicação para atacar adversários e elogiar seus candidatos. Em muitos perfis as redes sociais deixaram de ser um meio de relacionamento interpessoal entre amigos para se tornar verdadeiros cenários de disputas eleitorais. O pior são candidatos que invadem o Whatsapp alheio poluindo com divulgações que em muitos casos, ao invés de ajudar a atrair, acaba afastando o eleitor, que tem sua rede invadida por conteúdos frequentes que não lhe interessam. Fica o alerta!
RINGUE
E por falar em ringue, foi muito bem “abafado” o caso de um salão de corte de cabelos de alto padrão em Araçatuba que se tornou um ringue durante um bate-boca entre um político que ocupa importante cargo em Araçatuba e um advogado. O caso, que não foi registrado na polícia, acabou com o advogado ferido e tendo que passar pelo pronto-socorro, após levar um soco do político e ter sangramento no nariz.
CRÍTICAS
A briga, conforme informação que chegou a esta coluna por uma pessoa próxima a um dos envolvidos, começou porque o advogado começou a falar coisas que ofenderam e irritaram o político, sem perceber que ele estava de costas cortando o cabelo. Assim que terminou o corte, o político foi tirar satisfação com o advogado e ambos acabaram entrando em vias de fato. Como o caso não teve registro oficial na polícia, a coluna se preservou em divulgar os nomes dos envolvidos, que no passado já foram próximos.