O estampador Marcos Pereira da Silva, de 32 anos, apontado pela Polícia Civil como o autor do homicídio contra o autônomo Gerson Barbosa, de 39, na Praia da Enseada, em Bertioga, no litoral de São Paulo, alegou “legítima defesa” para se defender do crime. O caso é investigado.
O assassinato ocorreu no domingo (29). Marcos e o cunhado, Carlos Cesar Costa da Silva, de 35 anos, que também foi preso, agrediram um bombeiro guarda-vidas. Gerson, turista de Mogi das Cruzes, tentou ajudar o militar, alvo do espancamento, e ao apartar a briga, foi esfaqueado.
Para a polícia, Marcos relatou que defendeu e protegeu a própria família, após ter sido “cercado” por diversos rapazes na praia. A faca, ele admite que retirou da lateral do próprio veículo, utilizado na fuga após o crime. Ele também trabalha como vigia em Ferraz de Vasconcelos (SP).
Carlos, por sua vez, seria quem iniciou a confusão, minutos antes. Em depoimento, os envolvidos o apontam como o responsável por retirar uma placa de sinalização que alerta banhistas sobre riscos no mar. Ao ser advertido pelo bombeiro guarda-vidas, começou a espancá-lo na praia.
Marcos foi indiciado por homicídio simples. Carlos, por lesão corporal e desacato. Os dois são cunhados e, segundo a Polícia Civil, assim como a vítima, estavam na praia para aproveitar o sol e as altas temperaturas do fim de semana. O bombeiro teve o braço quebrado e ficou com diversas lesões.
O crime
O relato no boletim de ocorrência indica que, além de Carlos, Marcos também xingou o bombeiro, que os alertou sobre o crime de desacato. A partir desse momento, ambos passaram a agredir o militar, que estava desarmado e solicitou apoio de outros colegas via rádio. Banhistas próximos notaram a ação e resolveram agir.
Gerson Barbosa atentou ao pedido de ajuda do guarda-vidas. A Polícia Civil informou que ele tentou apartar a briga e acabou esfaqueado gravemente. Ele foi encaminhado em estado grave por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Pronto-Socorro do Hospital Municipal, mas não resistiu.
Marcos e Carlos fugiram em veículos distintos e foram interceptados pela Polícia Militar entre a Rodovia Rio-Santos e a Rodovia Mogi-Bertioga. Na Delegacia Sede, foram presos em flagrante. O bombeiro também foi encaminhado ao hospital e, após atendimento médico, recebeu alta, mas permanece afastado das atividades pelas lesões.
https://www.rp10.com.br/2018/08/01/homem-morre-esfaqueado-ao-apartar-briga-em-bertioga/