Os anos passam, as tecnologias evoluem, o homem descobre novidades, mas algumas questões ainda permeiam as dúvidas entre os terráqueos. Que segredos mais o espaço nos reserva? A vida em outros planetas deixou de ser tratada como verdade absoluta apenas nos filmes de ficção científica?
De 20 a 27 de julho, o projeto Cosmos, idealizado pelo Instituto Araçatubense de Pesquisas Espaciais (Inape) e realizado pelo Sesc Birigui, promoverá uma reflexão sobre a condição humana na Terra e no universo, a partir de uma abordagem educativa focada na astronomia e na ufologia.
A edição de 2018 traz palestras, oficinas, exibições de filmes, apresentações musicais e vivências, a fim de democratizar a informação e aproximar o cidadão da ciência. Além da astronomia e ufologia, a programação conta com a participação de técnicos e pesquisadores de áreas como física, filosofia, matemática, química, ciências espaciais, tecnologia, astrofísica, entre outros segmentos.
O projeto acontece desde 2002 e as atividades eram realizadas em Araçatuba. Neste ano, a programação está concentrada no Sesc Birigui. Entre os dias 23 e 27, duas palestras por noite serão oferecidas ao público gratuitamente, no Teatro do Sesc, sempre às 19h e às 20h30. Os ingressos serão distribuídos na Bilheteria, 1 hora antes do início de cada encontro.
A programação de palestras conta com nomes como Ademar José Gevaerd, criador da Revista UFO; Amancio Cesar Santos Friaca, astrofísico, professor livre-docente do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP); e Gener Silva, idealizador do Cosmos, coeditor da Revista UFO e membro da CBU – Comissão Brasileira de Ufólogos.
Oficinas de Bordado Astrológico e Stêncil Cósmico, exibição dos filmes “A Chegada” e “Super 8”, execução de trilhas sonoras de filmes de ficção científica ao piano com Anselmo Mancini, observação de estrelas e planetas com telescópio profissional e jogo de perguntas sobre astronomia são algumas das atividades que estão também previstas para esta edição.