Comerciantes de Araçatuba estão animados para o Dia dos Pais. Isso porque começou na última semana o pagamento do abono salarial PIS-Pasep, calendário 2018/2019. O valor do abono varia de R$ 80 a R$ 954, dependendo do tempo em que a pessoa trabalhou formalmente em 2017 (ano base para o pagamento do benefício).
A notícia animou comerciantes, que acreditam ter um aumento entre 4% e 5% nas vendas para o Dia dos Pais. A data é apontada como a terceira mais movimentada do comércio varejista, ficando atrás do Natal e do Dia das Mães.
Outro fator que pode contribuir é o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas e, também, dos servidores municipais de Araçatuba, este último na ordem de R$ 6.020.496,08 injetados na economia local.
O montante foi pago na segunda semana de julho. “Falando o português claro. Tudo o que injeta dinheiro no Brasil hoje é de extrema importância para o comércio de um modo geral, como lojas, bares, restaurantes.
Com a prefeitura antecipando (a primeira parcela do 13º), e o governo federal liberando o PIS, para o comércio em geral há uma melhora. Eu acredito que isso vem para fortalecer as vendas”, explica o presidente da Associação de Lojistas do Calçadão de Araçatuba (Alca), César Braga.
Em razão da data, o comércio do calçadão de Araçatuba e do centro de compras Multi Shop vai funcionar em horário especial. “A expectativa é sempre positiva, por isso estamos investindo nas rádios e nos jornais da cidade e da região”, diz Braga.
Na sexta-feira, dia 10, as lojas da região central ficam abertas até as 22h. Já no sábado, dia 11, véspera de Dia dos Pais, o comércio vai trabalhar até as 18h. “A ideia é atrair o consumidor de Araçatuba e região, por isso optamos por manter as lojas até as 18h no sábado”, completa.
Hoje, o calçadão do centro da cidade concentra aproximadamente 140 lojas (Calçadão da Marechal, Princesa Isabel e Multi Shop). A expectativa do presidente da Alca é que o ticket médio para o Dia dos Pais fique entre R$ 100,00 e R$ 150,00.
PROMOÇÕES
Alguns lojistas apostam nas promoções para aumentar o percentual de vendas. Esse é o caso de uma loja de confecção multimarcas localizada na rua General Glicério, no centro de Araçatuba. Segundo a empresária Cleide Mateos da Rocha, “o objetivo da promoção é fazer com que o cliente leve mais de um presente”.
Por isso, ela optou por colocar preço único em determinados produtos. “Por exemplo, o cliente que vier comprar o presente do Dia dos Pais com a gente vai poder levar uma bermuda ou uma camisa polo por apenas R$ 79”, explica Cleide.
A empresária Drika Marini, proprietária de uma loja de perfumes importados na mesma rua, também acredita no crescimento das vendas. Para este ano, ela vai sortear uma coqueteleira para quem comprar o presente do Dia dos Pais na loja.
Ainda segundo a empresária, além do tradicional perfume, outros produtos masculinos, como cremes, hidrantes e produtos para a barba, entre eles shampoo e condicionador, devem ter grande procura.
Outro setor que aposta no Dia dos Pais é o de bares e restaurantes. O empresário Arnaldo Vieira Filho, dono de um restaurante especializado em carne de cordeiro, em Araçatuba, espera aumento entre 5% e 10% no movimento.
“Apesar de muitas mães optarem por preparar o prato preferido do pai, não deixa de ser uma data em que sentimos um movimento maior no restaurante. Por isso, estamos confiantes”, finaliza Vieira Filho.