Incomodado com entulho deixado na frente de sua lanchonete, um comerciante de Fernandópolis (SP) decidiu “devolver” o lixo para quem deixou no local. Por conta própria, ele transportou a sujeira e a despejou em frente ao prédio da prefeitura.
De acordo com Luiz Carlos Fanti, na manhã de sexta-feira (20) funcionários da prefeitura faziam limpeza no bairro Universitário e, quando o comerciante chegou na lanchonete, se deparou com o monte de terra e galhos de árvores depositados no local.
A prefeitura disse em nota que realizou um mutirão de limpeza no bairro e que o material seria posteriormente recolhido pelos caminhões.
Segundo o comerciante, ele chegou a entrar em contato com a prefeitura, mas foi informado de que a limpeza poderia ser feita apenas no sábado (21).
“Sexta-feira é o dia que eu mais tenho movimento na lanchonete. O entulho estava na porta de entrada e estava fedido, eram questões sanitárias”, explica Fanti em entrevista ao G1.
“Aquilo me revoltou tanto, me deu um estado de nervo que carreguei o lixo na minha picape e coloquei na frente da prefeitura. Eu não gerei aquele entulho e nem deixei na frente da minha lanchonete. Eu só fiz o transporte porque na frente de um restaurante não é adequado para se ter lixo.”
Ainda de acordo com Fanti, há terrenos vazios perto da lanchonete onde o entulho poderia ser recolhido no dia seguinte.
“Eu trabalho com comida e em Fernandópolis venta muito. Imagina meus clientes estão comendo, bate um vento e enche o prato de terra?”, questiona. “Se eu não abrisse a lanchonete na sexta-feira, o dia mais movimentado da semana, eu não gero renda.”
Em nota, a prefeitura de Fernandópolis disse que realizou um mutirão de limpeza no bairro e o foco da limpeza foi a retirada de mato em sarjetas. A nota disse que “foram feitos pela equipe de limpeza ‘montinhos’ com o material recolhido que são posteriormente recolhidos pelos caminhões”.
De acordo com a prefeitura, o serviço foi finalizado no início da tarde da sexta-feira (20), e o material seria recolhido às 7h do sábado. A prefeitura fez um boletim de ocorrência por descarte irregular.
A prefeitura disse que “está aperfeiçoando este serviço de limpeza e reconhece que não deveria ter feito esse ‘montinho’ em frente ao estabelecimento, porém, não se justifica a atitude tomada pelo munícipe, que deveria então ter feito o descarte num ‘ecoponto’ localizado inclusive próximo ao seu estabelecimento (estrada rural Fernandópolis/Meridiano)”.
Com informações do G1