Veg Day é o encontro vegano do interior paulista. Uma feira itinerante que reúne diversos expositores e apreciadores desse estilo de vida que ganha cada vez mais adeptos.
Além das comidinhas veganas, agroecológicos e artesanatos, haverá também feira de adoção de animais e muita música com Expressão DUB Sistema De Som + Klin Clamber e convidados!
O encontro ocorrerá no próximo domingo(10) às 13:30 na praça Getúlio Vargas e será gratuito. O evento também receberá doações de ração e roupas de cama (lençol, cobertor, etc) que serão enviados às instituições que cuidam de animais abandonados. Contará também com recolhimento de pilhas usadas, para o descarte correto.
Seus organizadores orientam os visitantes à levarem sacolas retornáveis para evitar o uso de plástico.
O QUE É VEGANISMO?
“O veganismo é uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para a alimentação, para o vestuário ou para qualquer outra finalidade. Dos veganos junk food aos veganos crudívoros – e todos mais entre eles – há uma versão do veganismo para todos os gostos. No entanto, uma coisa que todos nós temos em comum é uma dieta baseada em vegetais, livre de todos os alimentos de origem animal, como: carne, laticínios, ovos e mel, bem como produtos como o couro e qualquer produto testado em animais”, definição criada pela The Vegan Society, da Inglaterra, mais antiga entidade vegana do mundo.
Vegano – ou vegana –, portanto, é a pessoa que pratica o veganismo, não contribuindo para o sofrimento dos animais.
O QUE COMER?
Pessoas que adotam o veganismo em suas vidas, ao contrário do que muitos pensam, comem muito bem e de forma variada. Existem centenas de alimentos naturalmente veganos como arroz, feijão, legumes, hortaliças, castanhas, frutas e muitos outros. Há também pratos tradicionais que não têm nada de origem animal em suas receitas originais. É o caso de muitas receitas árabes, brasileiras, italianas, mediterrâneas e orientais.