Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a Associação de Engenheiros da Alta Noroeste (AEAN), de Araçatuba, plantou na nesta sexta-feira (8), 10 mudas de resedá mirim, resedá gigante e quaresmeiras.
As árvores foram plantadas na calçada da sede da entidade, no bairro Icaray. “Como estamos na semana do meio ambiente, a AEAN resolveu aproveitar e plantar as 10 mudas na calçada do prédio que foi refeita no ano passado.
Trocamos todo o alambrado que contorna o terreno e fizemos toda a calçada”, disse Gisele Bracale, presidente da associação. O evento contou com a participação de associados da AEAN e do secretário de Meio Ambiente, Petrônio Pereira Lima, que também é engenheiro e vice presidente da AEAN.
Segundo Gisele, a escolha pelo resedá se deu por tratar-se de uma arvoreta que não possuí raízes agressivas e chega a seis metros de altura. Por isso, esse tipo de planta é a mais indicada para ser plantada em calçadas, além de ser muito resistente à poluição urbana.
Já as quaresmeiras podem atingir até 12 metros na fase adulta. As árvores recém-plantadas ficarão sob cuidados da AEAN. “Depois da reforma no alambrado e da calçada, chegou a hora de plantar as árvores. Juntos podemos deixar Araçatuba mais verde e usufruir dos benefícios da arborização. Se todos colaborarem, é possível melhorar a cidade em que vivemos”, afirmou Gisele.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Araçatuba tem um déficit arbóreo de aproximadamente 40 mil árvores em ruas e avenidas.
De acordo com a organização das Nações Unidas (ONU), as áreas urbanas devem apresentar um mínimo de 16m² de área verde por habitante. Atualmente, o município possui cerca de 3m² de área verde por habitante, portanto está longe do mínimo recomendado.
Exemplo
Das dez mudas plantadas, uma foi adotada por um morador do bairro. O senhor Dirceu Pandin reside há 12 anos naquela região da cidade e, após ser convidado pela AEAN, fez questão de participar da ação ambiental. “A AEAN está de parabéns pela iniciativa”, afirmou Paindin.
Campanha
Durante o evento, a presidente da AEAN, falou sobre a campanha de educação ambiental que a associação irá iniciar ainda neste ano nos canteiros de obras de Araçatuba.
Com a campanha “UMA MANEIRA LEGAL DE ENCHER O SACO” o objetivo é orientar, por meio de cartazes, os profissionais do setor sobre o que pode ou não ser reciclado no canteiro de obras e também conscientizar a população em geral a separar o lixo seco do lixo úmido, porque com a coleta seletiva implantada em toda cidade podemos aumentar a vida útil do aterro sanitário e com o lixo seco colaborar com as cooperativas de reciclados.
“Queremos conscientizar a todos, não importa o tamanho da obra, pequena ou grande, esse profissional irá ser conscientizado sobre a importância de reciclar”, completou Gisele.