Autor de “Nada Será Como Antes”, livro que conta a trajetória da cantora Elis Regina, lançado em 2015, o biógrafo e jornalista Julio Maria estará no Sesc Birigui na quarta, dia 16, para conversar com o público sobre o processo de elaboração de biografias. Ele comandará o bate-papo Biografia, Escrita e Memória, às 20h, no Teatro da instituição. A participação é gratuita e não é necessário fazer inscrição antecipadamente; basta retirar o ingresso na Bilheteria Sesc, a partir das 19h.
Repórter e crítico de música do Caderno 2 do jornal O Estado de S. Paulo, apresentador da coluna “Mais Música” na Rádio Estadão e autor também de “Palavra Cruzada” (livro de entrevistas com 50 personalidades da cultura brasileira) e de “Santificado Est” (sobre Frei Galvão, de 2007, em coautoria com Daniela Tófoli), Julio trabalha atualmente na biografia do cantor Ney Matogrosso.
No encontro, o jornalista partirá de exemplos de suas pesquisas atuais sobre o ex-integrante do grupo Secos & Molhados e dos processos que envolveram a biografia de Elis, para responder dúvidas sobre o passo-a-passo do trabalho de um biógrafo, desde as pesquisas iniciais, passando pelas entrevistas, apuração das informações coletadas, entre outras questões.
A biografia “Nada será como antes” foi escrita a partir de cerca de 130 entrevistas feitas pessoalmente por Julio com artistas, empresários e produtores do meio musical, familiares, amigos, entre outras pessoas que tiveram alguma relação com a cantora. Foram quatro anos de processo (que incluíram ainda pesquisas em documentos), e o material rendeu 424 páginas. O livro venceu, em 2015, o prêmio de melhor biografia da APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte.