prefeitura de Birigui (SP) decretou na manhã desta segunda-feira (28) estado de emergência por causa da escassez de combustível nos postos de abastecimento na cidade.
O estoque municipal conta com combustível para atender até, no máximo, quarta-feira (30). Os veículos da prefeitura continuam seus serviços diários até esta data. As prioridades são:
Atendimento à saúde, transporte de pacientes e a distribuição medicamentos
Atendimento ao transporte de alunos e distribuição de alimentação para escolas e creches
Transporte coletivo urbano
Coleta de lixo
Segurança Pública
Defesa Civil.
A prefeitura está montando uma logística para não paralisar o transporte escolar, ambulâncias (urgência e emergência) e viagens de pacientes que fazem quimioterapia, radioterapia e hemodiálise.
A coleta de lixo segue até quarta-feira, porém, a partir de quinta-feira, caso não haja combustível, a coleta sofrerá redução.
Antes da assinatura do decreto, o prefeito Cristiano Salmeirão instituiu o Comitê de Gestão de Crise do Município, que foi formado pelas secretarias de Administração, Negócios Jurídicos, Serviços Públicos, Saúde, Educação e Segurança Pública para avaliar a situação.
Birigui é uma das cidades mais afetadas na região de Araçatuba (SP). No município está faltando combustível em todos os postos, tendo apenas diesel e em alguns postos.