A prefeitura de Andradina assinou, na tarde desta terça-feira (10), o contrato de execução de reforma na estrutura da parte operacional do Canil Municipal.
A empresa vencedora do processo licitatório foi Concresp Empreendimentos Imobiliários Ltda-EPP, no ato representado por, Bruno Ferreira Crespi.
A execução da obra no valor de R$ 147 mil em recursos próprios tem o prazo de 90 dias a partir da Ordem de Serviço pela Secretaria de Obras e Infraestrutura do Governo de Andradina, para a construção de uma sala cirúrgica para castração de animais.
A prefeita Tamiko Inoue acredita ainda que a medida será primordial para o controle da população dos animais. “O mais importante teremos a ação de prevenção na propagação de doenças como a leishmaniose ampliada”, disse a prefeita ao lembrar também da Lei da Posse Responsável, pois o setor de Zoonoses recolhe apenas cães e gatos com leishmaniose confirmada ou suspeita de raiva.
O secretário de Meio Ambiente, Claudio Gotardo, explica que existem leis e diretrizes que precisamos seguir, como por exemplo, a Lei Federal 13.426/2017, que estabelece critérios para a castração, inclusive o atendimento prioritário para os animais de famílias de baixa renda, o que chamamos de critério social.
Ele destaca ainda a Lei de Posse Responsável que garante o bem estar do animal de estimação sob inteira responsabilidade de seus donos. “A reforma do Canil será de grande utilidade tanto para o conforto e bem estar dos funcionários bem como dos animais recolhidos”, completa Gotardo.