Um policial militar e outros três homens foram presos, em flagrante, e grande quantidade de munição para fuzis (calibre 5,56 mm) foram apreendidas por agentes da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos da Polícia Civil (Desarme) e por policiais rodoviários federais. O grupo trazia o material do Mato Grosso do Sul para distribuir em favelas do Rio.
Os suspeitos foram detidos simultaneamente em duas situações diferentes. Cleverson Neves Pessoa, conhecido como Clevinho, de 30 anos; e Claudecir Queiroz Brito, conhecido como Mato Grosso, de 27 anos, foram encontrados em um quiosque na Avenida Atlântica, em Copacabana, na Zona Sul do Rio.
Já Marciano Ferreira Gusmão, conhecido como Pokemon, de 24 anos; e o policial militar Gláucio Gomes Martins, de 30 anos, foram presos em Cordovil, na Zona Norte. A prisão ocorreu no momento em que o carregamento de munição era entregue ao PM, que seria o responsável por distribuir o material. Ele conduzia um veículo Toyota Corolla roubado e com placas clonadas. A munição apreendida estava escondida no assoalho de um Santana, que era conduzido por Marciano Gusmão.
Na ação, que contou com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), três veículos foram apreendidos com os criminosos.
Cleverson, Claudecir e Marciano são naturais da cidade Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul, e são os responsáveis por toda a logística de transporte da munição de lá para o Rio. Segundo a polícia, todos eles possuem antecedentes criminais por vários crimes como tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, roubo majorado, receptação e contrabando.