O médico neurologista Sérgio Irikura ministra no próximo sábado (07/04) a palestra “Conversando sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade”. O evento é aberto ao público e tem como objetivo a disseminação de informações sobre o TDAH.
Promovida pelo IAS (Instituto Apoio Social), essa será a segunda palestra que a entidade realiza neste ano, e em parceria com a Unip (Universidade Paulista). O evento ocorrerá no anfiteatro do campus de Araçatuba. A parceria existe desde 2003.
Segundo definição da Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA), o TDAH é um transtorno neurobiológico, de origem genética, de longa duração, persistindo por toda a vida da pessoa.
Apesar de não ter cura, Sérgio Irikura explica que com acompanhamento multiprofissional existe o “controle clínico, com melhora importante na qualidade de vida da criança”.
Na visão do neurologista, infelizmente, ainda existe muito preconceito em relação ao tema proposto. “Há ignorância de conhecimento sobre o transtorno, cujo diagnóstico é baseado em critérios clínicos estipulados pela Organização Mundial da Saúde”, completa Irikura, ressaltando a importância do evento de sábado.
E como pais e educadores devem lidar com a criança que apresenta o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade? Para Sérgio Irikura, o primeiro passo é buscar informação sobre o assunto.
“Isso porque o TDAH não acompanhado predispõe à associação de outros transtornos, como o transtorno de uso/abuso de substância ilícitas”, afirma o especialista. Estima-se que de 4% a 6% da população em idade escolar pode apresentar quadro de TDAH.
Sobre o IAS
O Instituo Apoio Social (IAS), de Araçatuba, atua formalmente desde 2006 nas áreas da educação, assistência social e saúde. Mas, suas ações começaram, na prática, em 2004. Em 2007, conquistou a qualificação de Organização Social. O IAS desenvolve projetos, programas, cursos, seminários, oficinas, capacitações e palestras. Beneficiando ao longo de sua história em torno de 50 mil pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e crianças.
Serviço
Palestra: “Conversando sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade”;
Dia: 7 de abril, a partir das 9h;
Local: Auditório da Unip em Araçatuba – Avenida Baguaçu, 1939;
Entrada: 1 quilo de alimento não perecível, que será doado para entidade beneficente de Araçatuba.