O governador de São Paulo, Márcio França (PSB), disse nesta segunda-feira (23) que irá trocar o comando geral da Polícia Militar, que atualmente está com Nivaldo Restivo. O coronel Marcelo Vieira Salles irá assumir a função, segundo o G1.
“Eu acho que é correto, quando você faz a mudança do governo, ter alguém da sua intimidade, próximo ao governador. O coronel Salles conviveu comigo, é um excelente profissional”, disse França na abertura da campanha de vacinação contra a gripe, em um posto na Zona Oeste da capital.
Segundo o governador, Nivaldo irá continuar no governo. “Espero que a gente possa juntar as forças. Tanto o atual como o novo são pessoas muito capacitadas”.
Já o atual secretário de Segurança Pública, Mágino Alves, fica no cargo. Márcio França disse que fez o convite nesta segunda-feira. Para o governador, “não tem sentido” fazer uma mudança neste momento, enquanto se discute transferir a Polícia Civil da secretaria de Segurança para a de Justiça, o que é defendido por Márcio França.
Novo delegado-geral da Polícia Civil
A mudança no comando da PM irá acontecer após a troca de delegado-geral da Polícia Civil do estado. Youssef Abou Chahin pediu demissão do cargo e aposentou-se.
Quem assumiu o cargo foi o delegado Júlio Guebert, que estava logo abaixo de Chahin na hierarquia da instituição e integrava a diretoria da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Adpesp).
Chahin foi designado como delegado-geral pelo ex-secretário Alexandre de Moraes, em 2015, atualmente ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), e continuou no cargo durante a gestão de Mágino Alves. Segundo a Secretaria de Estado da Segurança, a aposentadoria de Chahin foi publicada no Diário Oficial em 7 de abril.