Proporcionar um dia diferente e até mesmo inesquecível a um grupo de idosos, portadores de necessidades especiais e deficientes visuais é o objetivo do I Encontro Solidário promovido pela nova diretoria do Clube de Paramotor de Araçatuba. O evento será neste sábado, dia 21, a partir das 16h, e com portões abertos à população que quiser assistir.
O Clube sempre realiza grandes encontros, como o Mundial que acontecerá nos dias 7, 8 e 9 de setembro deste ano. No entanto, a nova diretoria decidiu fazer um evento pequeno no mês de abril, mas com um grande significado para um grupo de pessoas que nunca tiveram a chance de ter a sensação de poder voar.
Neste dia, serão disponibilizados trikes, equipamentos apropriados para vôos duplos de passeio ou instrução, e pilotos experientes, incluindo instrutores de vôos, que vão levar os passageiros às alturas com vôos que permitirão uma visão de toda a cidade, além do Rio Tietê. A ideia de fazer este evento foi uma forma de proporcionar às pessoas que tem algum tipo de limitação e que nunca tiveram a chance de sair do chão. Elas terão a oportunidade de voar em equipamentos seguros e ter a sensação da liberdade proporcionada pelo paramotor, diferente de aviões e ultraleves fechados.
Foram convidadas para participar do evento as entidades Instituto de Cegos Santa Luzia e Asilo São Vicente. Também participarão pacientes que estão passando por tratamento de câncer em Araçatuba. Cada entidade vai levar cinco pessoas para participar do vôo, sendo que este será o primeiro de uma série de eventos que serão realizados no local junto à comunidade.
A nova diretoria também está desenvolvendo um projeto para envolver a sociedade no desenvolvimento de outras práticas esportivas no local onde funciona o Clube de Paramotor Araçatuba, em uma área de 97 mil metros quadrados no Jardim Universo. O local poderá abrigar campos de futebol e pistas de bicicross e montainbike, tornando a área um grande ponto de encontro para adeptos ao esporte.
Quem quiser conferir os vôos pode ir até o campo neste sábado, dia 21, após às 16h. O evento terá participação de alguns pilotos da região, mas o foco não é reunir grande quantidade de pilotos, mas sim proporcionar os vôos às pessoas atendidas pelas entidades convidadas.