Sessão ou culto ecumênico
Em todas as sessões do Legislativo é realizada a abertura com leitura de um trecho bíblico, sempre por um dos vereadores. No entanto, na sessão desta segunda-feira (09/04) a leitura por parte do vereador Almir Fernandes Lima chamou a atenção e irritou alguns membros da Casa. Ao contrário da rápida leitura feita as segundas-feiras, ele passou quase 10 minutos fazendo o que alguns chamaram de “pregação”.
Irritado
O vereador Arlindo Araújo pediu providências ao presidente da Casa, Rivael Papinha, dizendo que o que era para ser uma simples abertura quase vira um culto ecumênico, lembrando que não tem nada contra a parte religiosa, mas que deve haver bom senso porque alí não é uma igreja, e sim uma câmara de vereadores.
Na rádio
O assunto repercutiu também no rádio. O radialista Marcos Serelepe cronometrou o tempo gasto por Almir e disse que foi além da leitura, uma grande encenação para poder se aparecer frente à TV Câmara.
Corrida eleitoral
E as movimentações já começam a ser percebidas com relação as agendas dos pré-candidatos à corrida eleitoral de 2018 na Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados. O ex-prefeito Cido Sério anda bem requisitado recebendo inúmeros convites após o anúncio de sua filiação ao PRB. Ele tem postado nas redes sociais diversas visitas em vários municípios do Estado. No entanto, apesar da filiação, ele diz que seu nome está a disposição do partido, sendo que tudo vai depender da convenção, para depois iniciar uma corrida de fato, até mesmo em respeito a legislação eleitoral. Ele pode concorrer a uma vaga na Câmara dos deputados, e se isso ocorrer, confirmando a candidatura de Celso Russomano, é muito grande as chances de eleição do ex-prefeito de Araçatuba, tendo em vista a grande quantidade de votos do deputado defensor dos direitos do consumidor, que pode passar de um milhão de votos.
Conscientização
Quem participou de um evento que teve como pauta a conscientização para votação em candidatos locais foi o vereador Rivael Papinha, pretenso pré-candidato também a deputado federal. No evento esteve presente o vereador Cido Saraiva, que pode concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa. Apesar de não estar em tempo de campanha, os nomes chegaram a ser citados como “bons nomes para representar a cidade e região”.
Outros nomes
A ex-vereadora e atual vice-prefeita Edna Flor, cujo nome já está circulando como uma das pré-candidatas a deputada estadual, anda meio sumida e fora do clima visto pelos demais pré-candidatos. No corredores do Paço Municipal corre a conversa de que ela pode não ter o apoio do prefeito Dilador Borges nesta corrida eleitoral. As conversas dão conta de que Dilador também não deve dar apoio ao seu aliado e presidente do Legislativo, Rivael Papinha, caso venha mesmo ser candidato a deputado Federal. Possivelmente, pela condição de prefeito, não quer fechar as portas frente a outros parlamentares.
Um dos nomes também ventilados pra esta eleição é do vice-presidente do Sisema, Mauro José Pereira, que pode ser candidato a federal.
No âmbito estadual existem outros nomes que devem disputar o pleito, como os vereadores Arlindo Araújo, Gilberto Batata Mantovani e o médico Felipe Fornari.
Pessoas ligadas ao meio político dizem que Batata pode dividir muitos votos na periferia com o vereador Cido Saraiva. Já Arlindo Araújo tem um eleitorado variado.
Felipe Fornari é muito conhecido, jovem e empresário, ele tem uma gama de milhares de pacientes e teve votação expressiva quando concorreu a vereador em 2012, ficando como suplente, e só não foi eleito por uma diferença de menos de 20 votos. Fornari, também abrange um eleitorado muito variado e pretende trabalhar também junto à sua categoria profissional.
Preocupação
Com tantos nomes para um eleitorado de 140 mil pessoas, sendo que 305 ou mais deixam de comparecer as urnas, a pergunta é: “será que a cidade conseguirá eleger um representante em São Paulo e Brasília”. Pelas especulações, dizem que, seguindo a linha de raciocínio do coeficiente eleitoral, Cido Sério pode ser o candidato com a maior chance real de conseguir uma vaga, tendo em vista os nomes que integram o partido e que podem fazer parte da chapa de candidatos.