Uma operação desencadeada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e pela SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) de Araçatuba prendeu o diretor do CR (Centro de Ressocialização) da cidade, José Antônio Rodrigues Filho, nesta quinta-feira (12).
A Operação Fura-Fila, segundo o Gaeco, visa combater crimes de corrupção relacionados à transferências indevidas de presos do sistema prisional para o CR de Araçatuba, unidade considerada modelo no Estado de São Paulo.
Além do diretor, dois agentes prisionais e uma advogada foram presos.
”A investigação, iniciada em maio de 2017, identificou que agentes penitenciários cobravam propina para transferirem presos de outras unidades prisionais para o cobiçado Centro de Ressocialização de Araçatuba, sendo também constatado nas investigações um esquema para inclusões indevidas de presos mediante a manutenção de relacionamentos amorosos de familiares e advogada dos detentos com diretor da referida unidade prisional”, afirmou o Gaeco, em nota.
Ainda durante as investigações, um agente penitenciário aposentado envolvido no esquema foi preso em flagrante por tráfico de drogas. Com ele, foram encontrados 10 quilos de entorpecentes e uma arma de fogo.
Foram expedidos sete mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva, que estão sendo cumpridos em Araçatuba e São Jose do Rio Preto.
A operação contou com a participação de seis Promotores de Justiça, agentes da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado e 25 policiais militares. Com informações: sbt.interior.com