A Prefeitura de Araçatuba anuncia oficialmente a criação da Banda Municipal Bruno Zago (BMBZ). Em sua nova modalidade, há a integração do Corpo de Aprendizes da Banda, destinado ao aperfeiçoamento de jovens músicos.
Entre os objetivos principais dessa mudança estão: proporcionar aos músicos oportunidade de aprimorar suas técnicas musicais; possibilitar a formação de jovens músicos oriundos preferencialmente de família de baixa renda e que já tenham iniciado o aprendizado de música, para que dessa forma sejam preparados para integrar a Banda Municipal Bruno Zago; contribuir para a difusão da música no município; entre outros.
De acordo com o Decreto, para integrar o Corpo de Aprendizes da BMBZ, o interessado, de ambos os sexos, deve ter de 18 a 25 anos, alguma formação musical e domínio de um dos instrumentos da banda. Os aprendizes serão selecionados através de audição pública.
Para a secretária municipal de Cultura, Tieza Lemos Marques, “é mais uma conquista desta gestão, pois a formação de jovens músicos e a profissionalização de pessoas, com base no seu talento artístico, estavam no plano de governo do Dilador e da Edna”.
Walter Renato Gonçalves, regente coordenador da BMBZ, afirma que a criação do Corpo de Aprendizes é uma vitória para Araçatuba. “O músico quando criança estuda, mas quando sai da escola, conservatório ou igreja, não tem onde tocar. O importante nesse caso é a prática, há que se criar um ambiente musical para o artista desenvolver seus talentos e técnicas”.