A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS) e a Samarrealizarão, nesta sexta-feira (20), a recuperação da mata ciliar em trecho da margem do ribeirão.
A ação terá início às 9h e presta homenagem ao Dia do Ribeirão Baguaçu, instituído pela Lei Municipal nº 5.939/2001 e comemorado em 22 de abril.
O local que será recuperado está localizado no perímetro urbano, com acesso pela Rua Dr. Keisaburo Fujihara, ao lado do clube Hot Planet, que também apoia a ação. Trata-se de 800 m² de área degradada, que receberá plantio de árvores nativas e uma cerca para evitar o acesso de animais. Também participarão do plantio quinze jovens do Secoi (Serviço de Convivência Infanto-Juvenil), programa vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). Após o plantio, a Samar será responsável pela preservação das plantas.
De acordo com a Samar, são captados, tratados e distribuídos aproximadamente 1,9 milhões de metros cúbicos ao mês de água do ribeirão. O Baguaçu tem aproximadamente 55 quilômetros de extensão, da nascente, em Braúna, até sua foz, no rio Tietê.