O fígado, os rins e as córneas de um paciente de 55 anos que teve morte encefálica constatada ontem à tarde, estão sendo captados nesta manhã por equipes do Hospital de Base de São José do Rio Preto. Essa é quarta captação realizada neste ano na Santa Casa de Araçatuba.
O fígado será encaminhado para hospital não informado a essa assessoria para paciente que aguardava na fila de espera da Central de Transplantes de Órgãos. Os demais órgãos serão encaminhados para o Hospital de Base para transplantes em pacientes igualmente cadastrados na Central.
O paciente, procedente de Buritama, deu entrada na Santa Casa de Araçatuba no último dia 21 em quadro grade de Acidente Vascular Cerebral Isquêmico. O quadro clínico não reverteu, apesar dos esforços das equipes médicas que o atenderam.
Após a realização de todos os exames do Protocolo de Morte Encefálica confirmar a ausência de vida cerebral, a família foi comunicada pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos da Santa Casa de Araçatuba. Os familiares decidiram doar os órgãos.