Pouco mais de 7 meses após a prefeitura assinar um convênio de cerca de R$1,3 milhão com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito (MPST), diversas melhorias foram realizadas em pontos mapeados por ocorrências de acidentes.
Dentre as ações executadas estão a revitalização da sinalização horizontal e vertical de alguns trechos do município, manutenção e substituição de placas de regulamentação e advertência, além de alterações no sentido de circulação de ruas. A Avenida dos Araçás é um exemplo da realização de algumas dessas ações, uma vez que a sinalização de solo da via foi refeita recentemente e placas de sinalização estão sendo implantadas.
O convênio, bem como todas as ações realizadas até o momento pelo município
, tem por objetivo diminuir e prevenir fatalidades causadas por acidentes de trânsito e, assim, reduzir em 50% o número de mortes no período de 2010 a 2020.
De acordo com o assessor executivo da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Reginaldo Frare, o município investirá R$900 mil reais em conjuntos semafóricos através do convênio com o MPST. “Será realizada a instalação e substituição de braços e colunas deterioradas de semáforos, substituição de controladores eletromecânicos de tráfego por eletrônicos e, inclusive, a substituição de grupos focais comuns por grupos focais LED. Ainda não há previsão de quando eles serão instalados, uma vez que a Secretaria de Administração está elaborando licitação para compra dos equipamentos”, completou.
Além disso, a SMMU está aplicando palestras e ações informativas no trânsito, através de uma campanha denominada “Conscientização sobre o respeito ao pedestre”. A iniciativa, bem como todas as outras, faz parte do plano de ação estabelecido entre o MPST e o município.