A Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) apresentou aos associados do Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino superior no Estado de São Paulo), dentre eles o UniSalesiano, programas de pesquisa para inovação tecnológica.
Participaram do evento, promovido no dia 1º de março, em São Paulo, os professores Luiz Gustavo Ferraz Lima e Edval Rodrigues de Viveiros, a convite do Pró-Reitoria Acadêmica.
“É importante destacar que a Fapesp vai oferecer valores que podem chegar até R$ 1,5 milhão para projetos apresentados tanto pelas empresas quanto pelas universidades. Esses recursos não serão reembolsáveis, ou seja, não é um dinheiro que tem que ser devolvido”, explicou Viveiros, que já tem mais de dez projetos passíveis de serem contemplados. “Vamos estruturar, fazer parceria com empresas e a presentar à Fundação.”
A Fapesp disponibiliza os seguintes programas para fomento em inovação: Pipe (Programa de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas), que apoia a execução de pesquisa científica e/ou tecnológica em pequenas empresas do Estado de São Paulo; e Pite (Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica), que financia projetos de pesquisa em instituições acadêmicas ou institutos de pesquisa, desenvolvidos em cooperação com pesquisadores de centros de pesquisa de empresas localizadas no Brasil ou no exterior e cofinanciados por estas.
O professor Luiz Gustavo salienta que as informações obtidas no evento serão compartilhadas com professores do UniSalesianoque estiverem a fim de desenvolver projetos financiados. Os interessados devem enviar e-mail para [email protected].