O POVO NÃO ESQUECE
Após a polêmica mudança de posicionamento do vereador Almir Fernandes Lima sobre o aumento no número de vereadores, já que no passado ele era contra o aumento de 12 para 15 vagas, e agora, vereador, foi contra a redução de 15 para 12, o Regional Press recebeu prints de leitores, de postagem que ele fez em 2015, quando o legislativo iria discutir aumento salarial dos vereadores. Em postagem em sua página pessoal no facebook ele atacou os vereadores e até parecia estar muito indignado, tanto com o aumento salarial quanto com o aumento no número de cadeiras no Legislativo araçatubense.
SÓ PARA LEMBRAR
Diante dos prints recebidos e pedidos de leitores, a coluna Falei e Ponto! está reproduzindo a postagem feita pelo, agora vereador, no facebook, que aliás, ele utilizou muito para divulgar sua liderança frente ao Movimento Brasil Livre, que realizava passeatas pela cidade contra a corrupção no Governo Federal. Movimento este que agora repudia algumas atitudes do vereador e que inclusive teve “atritos” recentemente por publicar posts que foram questionados pelo vereador, que pedia a retirada. No entanto, o MBL não retirou e ainda criticou a atitude do vereador pela tentativa de censura.
JUSTIFICATIVA
O programa apresentado pela manhã pelo radialista Marcos Serelepe, na rádio Cultura FM, reproduziu um áudio com a justificativa do vereador sobre seu posicionamento contra a redução no número de vereadores na Câmara. Ele explicou que era contra o aumento devido às despesas, e que agora, com 15 vereadores, o Legislativo está tendo um custo menor do que quando tinha apenas 12. Ele ainda diz que mais vereadores significa mais representativa popular. Serelepe questionou e disse que gostaria de ver realmente essa planilha.
NA PONTA DO LÁPIS
O vereador Cido Saraiva afirma que reduzindo o número de vereadores, será possível economizar cerca de R$ 6 milhões ao longo de um mandato. Atualmente cada gabinete tem apenas três funcionários, sendo que no passado havia cinco. Com isso, realmente, reduzindo o número de vereadores, reduzirá o custo da Casa automaticamente.
SUGERIU AUMENTO
Almir ainda disse no áudio transmitido pela rádio Cultura que o ideal seria reduzir o salário dos vereadores, para um salário mínimo, e aumentar o número de vereadores para 21, dando mais representativa à sociedade araçatubense. Ele só esqueceu de mencionar que atrelado a cada gabinete existem os funcionários e seus respectivos salários, e que são cargos que não se encontram profissionais qualificados para trabalhar por apenas um salário mínimo, ou ele pretende pagar apenas isso aos seus assessores?
E NA PRÁTICA?
Na teoria a proposta de Almir é boa, reduzir o salário dos vereadores. Mas, isso não seria apenas uma proposta politiqueira, adjetivo dado por ele ao projeto de redução de vereadores, apresentado pelos colegas da Casa, Cido Saraiva, Arlindo Araújo e professor Cláudio? Se essa é a solução, será que o vereador irá propor sua sugestão para que seja feita na prática?