O Comando do Policiamento do Interior -10, responsável por 43 municípios do noroeste paulista, desenvolveu, por meio do 2º e 28º Batalhão de Polícia Militar do Interior, sediados em Araçatuba e Andradina, respectivamente, uma série de medidas visando a prevenção criminal, sendo a principal delas o policiamento ostensivo realizado em áreas em que há mais possibilidade de eclodir o delito, identificadas por meio de análise criminal, bem como objetivando otimizar a repressão imediata, quando o crime já aconteceu.
Trata-se de um policiamento voltado para a resolução de problemas, atuando onde é necessário com seus diversos Programas de Policiamento como o de Força Tática, Canil, Rocam, Rádio Patrulhamento, Ronda escolar, dentre outros.
Tais ações ao longo de 2017 culminaram efetivamente na redução da maioria dos indicadores criminais, mas para esse sucesso também contamos com o uso de novas tecnologias, o incremento da Inteligência Policial, o emprego operacional do efetivo administrativo, a atuação dos Núcleos de Mediação Comunitária – NUMEC e principalmente com a participação da comunidade que colabora com informações via 190 ou de forma pessoal.
Ressalta-se que desde a implantação dos NUMEC na região, já foram atendidas 1922 pessoas e realizadas 346 sessões de mediação, sendo que mais de 60% foram frutíferas e homologadas judicialmente. Cabe ressaltar que 55% dos atendimentos foram referentes às questões de vizinhança, incluindo som alto, resolvendo preventivamente o conflito e evitando deslocamentos futuros de viaturas já que houve redução das chamadas 190 em 16% para Perturbação de Sossego e de Desentendimentos, reduzindo o número de viaturas empenhadas em 27% nestas ocorrências deixando aproximadamente 17600 minutos redirecionados para o patrulhamento ostensivo e preventivo de crimes mais graves. Os indicadores controlados pela Secretaria de Segurança Pública demonstram, numa comparação entre os anos de 2016 e 2017, que essas ações foram fundamentais para a diminuição dos principais crimes da região.
Pelas estatísticas foi possível notar uma queda de 8% em furtos de veículos, 25% em roubos em geral e 16% nos casos de homicídio doloso (intencional). Os resultados, efetivamente, uma maior percepção de segurança à população, com aumento na produtividade policial, com aumento de 11% de pessoas presas em flagrante, 3% de apreensão de inratores, 24% de tráfico e 18% de armas apreendidas.
Uma novidade para este ano é que desde 15/01/2018, está sendo implementada na área deste Comando de Policiamento do Interior a sistemática de registro de ocorrências policiais por meio do Boletim de Ocorrência Eletrônico (BOe), utilizando-se de recursos de computação embarcada junto aos Terminais Móveis de Dados das viaturas da Polícia Militar, o que possibilitará a redução do tempo de envolvimento de policiais militares e de partes interessadas em ocorrências, otimização dos meios, redução de custos e tornando mais célere o atendimento à população.