Na manhã desta sexta-feira (19), aconteceu no auditório da Prefeitura de Araçatuba, o lançamento do Carnaval 2018 do município, que é uma realização da secretaria da Cultura em parceria com a do Turismo. Não foi divulgado quanto o município investirá na realização do evento.
O evento contou com a presença do prefeito Dilador Borges, da secretária da Cultura Tieza Lemos Marques, secretários municipais, órgãos de imprensa, funcionários públicos e população em geral, além de representantes do parque aquático Hot Planet Araçatuba Thermas.
Tieza afirmou que a festa é importante para Araçatuba. “O araçatubense, o brasileiro em geral, tem direito a ter estes dias de alegria. São tantos problemas que enfrentamos durante todo o ano e o Carnaval vem para aliviar um pouco a rotina. Além disso, é mais um grande evento que colabora na movimentação da economia e do turismo”.
O prefeito Dilador ressaltou que a Prefeitura deve trabalhar para toda a população, respeitando os gostos e as vontades das pessoas. “Uns gostam e outros não gostam de Carnaval. Isso é democracia e nós precisamos fortalecê-la por meio da realização de atividades culturais. Assim como esta festa, brasileira e reconhecida internacionalmente, apoiamos outras variadas festas, que tem a mesma importância para o crescimento deste município.”
O Carnaval deste ano contará com atrações diferenciadas, com baile principal e matinês realizados na avenida Dr. Alcides Fagundes Chagas, no bairro Aviação. A secretária disse que o local é propício para grandes eventos. “Lá não atrapalha os moradores e nem o trânsito. A Fagundes Chagas, além de ser uma avenida linda, tem um grande espaço para fazer várias atividades e esta administração tem o compromisso de levar a Cultura e o lazer para todo o município.” Outra novidade é a praça de alimentação, que será instalada na via”.
A festa em Araçatuba começará já no dia 1º de fevereiro, com a exposição “Carnaval e Sua Gente: Lembranças do Carnaval”, no Museu Araçatubense de Artes Plásticas (MAAP), que ficará disponível até o dia 13. De 1 a 3 de fevereiro haverá a oficina “Brasil Cantado em Samba Enredo”, destinada a professores, alunos e demais interessados, no Museu Ferroviário Moisés Joaquim Rodrigues.
A folia agitará a cidade nos dias 10 e 11. No sábado (10), às 19h, a concentração será em frente ao Centro Cultural Ferroviário, onde haverá o Corso Carnavalesco, às 20h. O baile de Carnaval acontecera às 21h, na avenida Dr. Alcides Fagundes Chagas. No domingo, na mesma Avenida, será realizada a Matinê de Carnaval, das 16h às 20h.
Haverá diversas premiações para blocos e a escola do Rei Momo e da Rainha de Carnaval.