Os pré-candidatos do partido Novo à Presidência da República, João Amoêdo e ao governo de São Paulo, Rogério Chequer, estiveram em Araçatuba na manhã desta quinta-feira onde participaram de um encontro com lideranças locais e simpatizantes e integrantes do partido, e falaram sobre o ponto de vista do partido frente ao atual cenário político e econômico do país e as pretensões e objetivos do partido para as eleições deste ano.
O coordenador do Novo em Araçatuba, Guilherme Penteado Coelho Filho, explicou que o partido tem valores que o individualiza no ambiente partidário brasileiro. Tais como as crenças nas liberdades individuais com responsabilidade, no indivíduo como único gerador de riquezas e de que todos são iguais perante a lei, sem privilégios, assim como a defesa vigorosa do livre mercado, em que os serviços são melhores do que os ofertados pelo Estado.
O partido tem a filosofia de acreditar no indivíduo como agente de mudanças e incentiva o pensamento de longo prazo na administração pública, além de julgar que filiados e candidatos devam preencher os requisitos da lei da Ficha Limpa.
O partido diz ser contra o fundo partidário (o NOVO é mantido por seus filiados e doadores, não pelos pagadores de impostos) e a favor da limitação ao carreirismo político, da vinculação dos candidatos às suas propostas (definições prévias dos compromissos de gestão e atuação legislativa, com metas a cumprir) e da gestão partidária independente, portanto vedada a candidato ou ocupante de cargo eletivo.
Esses e outros valores, agregados às temáticas ética na política e eleições 2018 foram tema do debate no encontro desta quinta-feira, que teve cerca de 100 participantes, incluindo profissionais liberais, empresários, executivos e lideranças, muitos conhecidos no cenário local, como Wilson Marinho, presidente da Associação Comercial e Industrial de Araçatuba, Sérgio Paoliello (da Cobrac), o médico infectologista Stélios Fikaris, o vereador Lucas Zanata, os empresários Júlio Castilho e Toninho de Arruda Soares entre outros. O partido pretende ganhar forças na cidade a partir deste ano.