Um veículo furtado foi recuperado e o acusado do crime foi detido pela Polícia Militar na noite desta quarta-feira (10), em Araçatuba.
Nesse caso, a polícia contou com o auxílio do sistema Detecta, que conta com 3.144 câmeras em 1.497 pontos de todo o Estado de São Paulo.
Um dos locais fica na rodovia Elyeser Montenegro Magalhães (SP-463), entre Araçatuba e Santo Antônio do Aracanguá.
Ao passar pelo trecho, o sistema identificou o veículo furtado e uma mensagem foi enviada à Polícia Militar de Araçatuba às 21h26.
Após buscas, os policiais encontraram o veículo e detiveram o condutor por volta das 23h40. Ele foi apresentado no plantão policial na madrugada desta quinta-feira (11). O veículo seria devolvido ao proprietário.
O Detecta foi implantado pelo governo de São Paulo em 2014. Hoje, o sistema conta com 3.144 câmeras em 1.497 pontos de todo o Estado.
Além do monitoramento das câmeras, o Detecta reúne o maior banco de dados de informações policiais da América Latina. Estão integrados ao sistema os bancos de dados das polícias civil e militar, do Registro Digital de Ocorrências (RDO), Instituto de Identificação (IIRGD), Sistema Operacional da Polícia Militar (SIOPM-190), Sistema de Fotos Criminais (Fotocrim), além de dados de veículos e de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Detran.
Os dados reúnem informações e fotos de criminosos procurados, cadastro de pessoas desaparecidas, dados sobre a situação de veículos, se estão com os documentos em ordem, de foram furtados, roubados ou clonados.