Os Policiais Militares da 2ª Companhia do 48º Batalhão de Polícia Militar do Interior estavam estacionados na Avenida Emílio Bosco, na cidade de Sumaré, quando por volta das 03h30min, deram ordem de parada a um veículo Fiat Argo, na cor branca, ocupado por quatro indivíduos. O condutor do veículo ignorou a ordem e jogou o veículo contra um dos policiais que ali estava, mas o militar não foi atingido.
Em ato contínuo, os policiais começaram um acompanhamento e após um breve período, o condutor fugitivo perdeu o controle da direção, chocando o automóvel contra um poste na Rua São Tito. Após o choque, os quatro ocupantes se evadiram a pé, porém um deles foi alcançado e detido.
Durante a vistoria no auto, os policiais não localizaram armas ou drogas, porém o carro informado pelo COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar) não correspondia com o modelo. Os policiais checaram minuciosamente as placas, constatando que elas haviam sido adulteradas com fita isolante. Com a placa verdadeira descoberta, pode-se constatar de que o veículo tinha queixa de Roubo pela cidade de Campinas.
O criminoso detido recebeu voz de prisão e foi encaminhado para o ao Plantão Policial, onde foi autuado por Receptação e permaneceu à disposição da justiça.