A Conferência Intermunicipal de Educação da região de Araçatuba será realizada no próximo dia 3, em Andradina, com a presença estimada de 215 delegados representando 43 municípios. O coordenador executivo da conferência, professor Marcos Francisco Alves (foto), explica que as atividades serão desenvolvidas das 7h30 às 18h30 e cada município terá um limite de delegados para inscrever, de acordo com a população da cidade.
Essas conferências têm por objetivo ser um espaço democrático onde a sociedade civil pode falar e ser ouvida sobre como a Educação brasileira pode melhorar, de forma a avaliar a execução e acompanhar o monitoramento do PNE. Além disso, as conferências subsidiam a elaboração do Plano Nacional para o decênio subsequente.
Todos e todas que estiverem interessados em participar dos debates sobre a educação do município, estado e do país podem acompanhar a conferência. Estudantes, crianças e adolescentes, gestores e gestoras de educação, pais e familiares, comunidade escolar, professores(as), trabalhadores(as) da educação, integrantes de Conselho Escolar, Conselho de Educação, Conselho de Alimentação e transporte, movimentos sociais, sindicatos etc.
Araçatuba terá maior representativa, com até 49 representantes. Os delegados dos municípios que se eximirem de participar bem como dos segmentos a que tinham direitos, serão redistribuídos pela Coordenação Executiva, dos municípios de menor número de habitantes ao maior, um por cada município até completar o número de desistentes.
Os delegados serão eleitos nos municípios. Para tanto os Conselhos Municipais deverão fazer um chamamento às entidades que têm direito de participar para, em reunião, proceder às eleições. Os municípios, através dos Conselhos Municipais de Educação, com parcerias dos segmentos, serão responsáveis para a eleição dos Delegados. Na ausência dos Conselhos Municipais, os segmentos deverão se manifestar com a realização dessas eleições. Poderão, inclusive, realizar suas conferencias Municipais, se tempo houver para isso.
Os delegados estudantes serão eleitos pelas suas entidades centrais: UBES,UEE e UNE e deverão ser dos municípios onde residem. Nos municípios que não tenham representantes para todos os segmentos; nesse caso, os Conselhos Municipais poderão, entre seus pares, eleger, seus delegados com a preocupação de diversificar os segmentos, evitando a concentração em um segmento.