Uma família de Campo Limpo Paulista (SP) comoveu a internet após criar uma vaquinha online para custear os gastos com o funeral de Rafael dos Santos Barbosa, de 35 anos, que morreu no dia de Natal.
A viúva Maria Aparecida de Carvalho, conhecida como Branca, de 33 anos, contou ao G1 que a família foi passar as festas de fim de ano em Minas Gerais, na casa de parentes, também para comemorar a superação de um longo período de dificuldades financeiras.
Branca deixou de trabalhar fora de casa para cuidar do filho Arhtur, de 4 anos, diagnosticado com autismo, e da caçula Isis, de apenas um ano. E, depois de três anos desempregado, o marido Rafael voltaria ao mercado de trabalho.
“Ele estava entusiasmado com o novo emprego e o novo tratamento que meu filho começaria”, afirma Branca.
Apesar de não ter problemas de saúde, segundo a mulher, Rafael morreu de infarto na manhã de Natal, enquanto dormia na sala da casa de um dos familiares. Ela o encontrou assim que levantou da cama.
“Mantive a calma por causa das crianças. Enquanto ligavam para o Samu, procurei o pulso dele, mas as extremidades estavam sem cor e geladas. Abri seus olhos e as pupilas já estavam dilatadas. Ele morreu dormindo e não houve Natal.”
Branca conta que realizou os procedimentos para levar o corpo de volta para Campo Limpo Paulista, onde foi realizado o funeral, no dia 26 de dezembro. As despesas ficaram em torno de R$ 5.600, envolvendo o traslado, urna de tamanho especial e preparação do corpo. Com a ação na internet, ela conseguiu mais do que precisava, passando de R$ 12 mil.
Tempos ruins
Segundo Branca, a família passou por situações complicadas nos últimos anos. “A nossa casa foi roubada e inundada, nosso carro pegou fogo, Rafael ficou desempregado e junto veio o diagnóstico de autismo do Arthur.”
A família chegou a morar em um porão, mas no fim de 2017 conseguiu que um convênio cobrisse a terapia do pequeno Arthur. A dona de casa conta que chegou a montar um brechó para ajudar a pagar as despesas.