O aposentado Adão Aparecido Pereira, de 59 anos, morador em Campinas, está intrigado com a aparição de um objeto voador não identificado (Ovni) que apareceu em uma fotografia que fez do céu de Araçatuba por volta das 16h30 do dia 29 de dezembro. A imagem está sendo analisada por software específico por membros da CBU (Comissão Brasileira de Ufologia), por intermédio do Inape (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
A reportagem Regional Press recebeu a fotografia de Pereira, que ficou intrigado com o objeto que apareceu em sua foto. Ele relatou que no momento em que fez a foto, não notou nada de diferente. Somente depois, ao abrir no computador, percebeu que havia um objeto voador na cena.
O aposentado mora em Campinas e passava uns dias na casa de parentes. Na tarde do dia 29 ele estava no 3º andar do edifício Turmalinas, no centro de Araçatuba, quando percebeu uma forte chuva que chegava pela zona norte da cidade. Como é apaixonado por fotografia, pegou sua câmera e fez alguns registros do céu com a chegada de nuvens carregadas.
Pereira disse que procurou saber se nesse dia e horário havia voos comerciais chegando no aeroporto de Araçatuba, o que não foi confirmado. Apesar do objeto, que aparece na cor preta, estar bem distante na cena, por isso com pouca nitidez, é possível notar que trata-se de algo de tamanho expressivo, e aparentemente não tem a forma de um avião. Pela distância, e tempo chuvoso, dificilmente seria um drone.
A foto foi enviada ao presidente do Inape, Gener Silva, que em uma análise preliminar, disse que devido ao desfoque do plano de fundo da fotografia, seria preciso fazer uma avaliação mais detalhada em um software específico. Ele reencaminhou a imagem para integrantes da Comissão Brasileira de Ufologia em Curitiba, para fazer uma análise mais minuciosa da fotografia.
O Inape, presidido por Gener Silva, é uma organização não governamental legitimamente constituída, reconhecida pela Câmara Municipal de Araçatuba. A entidade organiza há 16 anos em Araçatuba o evento anual Cosmos. Este ano será Cosmos XVII – sempre em julho, na última semana, com a parceria do Sesc/Birigui, com cinco palestras de astronomia e cinco de ufologia, durante cinco dias, de segunda a sexta. O evento já trouxe pessoas renomadas no assunto ligado a ufologia e espaço, entre eles o astronauta brasileiro Marcos Pontes.