No dia 3 de dezembro, celebra-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1992, como marco para estimular a discussão sobre os direitos da pessoa portadora de necessidades especiais, além de discutir, ampliar e planejar um cotidiano com maior qualidade de vida a esta população, entrelaçada à vida de toda a sociedade.
Aproveitando a data e a importância do tema, o Sesc SP realiza, de 2 a 9 de dezembro, em todas as suas Unidades (capital, interior e litoral) a Semana Inclusiva. A edição 2017 conta com mais de 150 atividades, como oficinas, teatro, cinema, música, palestras, entre outros. O objetivo é ampliar a compreensão sobre a acessibilidade nos seus aspectos culturais, educativos e relacionais.
No Sesc Birigui, as atividades alusivas à Semana acontecem dias 5, 6 e 7 de dezembro, e conta com algumas instituições da cidade como convidadas, como a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais); porém, a programação é aberta a toda a população interessada. Durante esses três dias, das 13h às 16h, haverá um mini curso e oficina de confecção de adesivos com André Costa. As vagas são limitadas.
Além disso, no dia 7, haverá o Café Convívio, um bate-papo sobre acessibilidade e inclusão nas programações do Sesc e sobre os desafios em trabalhar com o público de pessoas com deficiência. Esta atividade é voltada a educadores, diretores de entidades, poder público e pais interessados.
Como lembra Natalia Natália Bonicontro Fonsati, monitora de Esportes e responsável pela área de acessibilidade no Sesc Birigui, a instituição tem como objetivo atender todos os tipos de públicos. “Não somente pela Acessibilidade Universal de sua arquitetura, mas também pela rica programação, que traz recursos como tradução em LIBRAS e audiodescrição, além de uma Biblioteca equipada com ferramentas para leitura Braile”, diz.
“Muitas vezes as pessoas com deficiência encontram dificuldades de acesso a dispositivos de cultura e lazer. A Semana Inclusiva vem justamente para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (03/12), realizando ações que visam discutir pontos importantes sobre o acesso e participação plena desta população nos aspectos educacionais, culturais e de relacionamento”, complementa.
As inscrições para as atividades são gratuitas e devem ser feitas pelo telefone (18) 3649-4786 ou pelo e-mail [email protected] .