As oficinas de artes visuais continuam a todo vapor no Sesc Birigui. Na próxima semana, quem coordena cinco aulas abertas sobre segmento é a arquiteta e urbanista com trabalhos nas áreas de projeto e cultura Edda Maria e a arte-educadora Cassia Targa, ambas de Presidente Prudente (SP).
São encontros com exercícios práticos e abordagens teóricas, com o objetivo de fomentar o fazer artístico e as pesquisas sobre o universo das artes visuais. As atividades são gratuitas e acontecem das 14h às 17h, na Sala de Múltiplo Uso I.
A primeira ocorre hoje (19) e tem foco em desenho; será explorado o desenvolvimento do traço para criação de uma linguagem própria. Na quarta (20), o foco será o conceito de plano e serão exploradas as técnicas de pintura, colagem, impressão, carimbo, marmorização em papel e monotipia.
Na quinta (21), o conceito de espaço será estudado e serão exploradas as técnicas de dobradura, colagem, assemblage e modelagem. Na aula de sexta (22), por meio dos conceitos de equilíbrio e movimento, serão propostas interferências no espaço com criação de objetos cinéticos como móbiles e estábiles.
E, para encerrar, no sábado (23), Edda e Cassia ministram a aula sobre a linguagem audiovisual, na qual será proposta a gravação de um vídeo curto com o registro de umas das técnicas trabalhadas ao longo dos outros encontros.
Edda Maria Provana Bertoncini é mestre em Educação e especialista em Planejamento e Gestão Municipal pela Unesp de Presidente Prudente. Possui experiência em programação cultural, Arquitetura e Urbanismo e no ensino superior com ênfase nas áreas de Estética e História da Arte Geral e Brasileira, Artes Visuais e Linguagens Contemporâneas, História da Arquitetura Brasileira e Patrimônio Cultural. Seus principais temas desenvolvidos são: Estética, Artes Visuais, Arquitetura e Urbanismo, Ensino de Arte e Cidade.
Cássia Maria Fedato Targa é arte educadora professora de Inglês e Português, e especialista em Educação em Arte pela Unesp. Tem experiência em projetos de Educação em Arte, e atuação em escolas particulares, estaduais e municipais, com temáticas que exploram ainda a importância da língua inglesa na formação de cidadãos do mundo.