Quarenta anos de desafios, solidariedade, amor ao próximo e entrega incondicional. Conceitualmente, assim pode ser resumida a história da Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates, de Araçatuba (SP). Para marcar as quatro décadas de existência, a entidade vai lançar, no dia 14 de dezembro, às 20h, na Câmara Municipal, o livro “Incondicional”. Escrita pela jornalista Marcelo Teixeira, a obra tem 200 páginas, e será comercializada por R$ 25,00. Todos os recursos arrecadados serão revertidos para a instituição.
O livro começou a ser produzido há cinco anos, para que houvesse um registro sistematizado da trajetória da associação, que, até agora contava somente com textos e fotos dispersos nos arquivos da entidade, das famílias de seus fundadores, de colaboradores e voluntários. Desde então, foram realizadas pesquisas e entrevistas, levantados documentos e imagens.
Teixeira explica que sua intenção é tornar o livro uma primeira referência sistematizada sobre as circunstâncias que resultaram no que a associação é hoje, uma sólida referência regional no tratamento de pessoas com deficiências neurológicas profundas e irreversíveis, por meio do hospital neurológico, assim como pessoas com deficiências auditivas, visuais e físicas, por meio do Centro Especializado em Reabilitação (CER).
“Nestes cinco anos de produção do livro – a terceira obra de minha autoria –, cada dia de planejamento, entrevista, pesquisa, redação e revisão, paginação e diagramação, proporcionaram-me crescimento pessoal, pois mantive contato com pessoas incríveis, personagens de uma sensacional história, que me deram referências da doação incondicional de amor ao próximo, necessária quando se trata de atuar em favor da Ritinha Prates”, explica o autor.
Os Idealizadores
A associação surgiu em 1977, graças aos esforços de Elpidio Pedroso, que convenceu Alice Prates e José Américo do Nascimento a acompanha-lo no sonho de construir uma entidade que oferecesse tratamento digno e de qualidade a Pessoas Com Deficiências (PCDs) neurológicas severas e irreversíveis. Essa fase inicial da instituição, que se consolida com a inauguração de sua sede é retratada no primeiro capítulo do livro.
O segundo traz informações sobre a profissionalização da gestão, principalmente com a chegada de Maria Aparecida Nascimento Xavier (Cida), que mantém-se até hoje à frente da associação. Sob a presidência de Cida, a Ritinha Prates passou do convênio Leito-Dia para a Autorização de Internação Hospitalar (AIH), passou por ampliações estruturais, implantou o setor de telemarketing, firmou um contrato de cogestão junto à prefeitura de Araçatuba, ganhou um ambulatório de saúde auditiva e, posteriormente, um Centro Especializado em Reabilitação (CER).
O terceiro capítulo traz entrevistas de colaboradores e voluntários que participaram ativamente destes 40 anos de história, e representam o conjunto de pessoas que passaram ou ainda hoje atuam em favor da instituição.
A Entidade
Sem fins lucrativos, a Associação de Amparo do Excepcional Ritinha Prates trabalha na área da saúde e inclusão social, por meio do Hospital Neurológico Ritinha Prates, que atende atualmente 60 pacientes internos com deficiências neurológicas severas e irreversíveis. A entidade também é a mantenedora do Centro Especializado em Reabilitação III – Ritinha Prates (CER III Ritinha Prates), que presta serviços nas áreas física, visual e auditiva. Entre os seus valores está o tratamento humanizado, além do respeito a conceitos éticos, morais, ambientais e filantrópicos.
Serviço
Evento: Lançamento do livro “Incondicional – A Emocionante história dos 40 anos da Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates”
Data: 14/12/2017
Horário: 20h
Local: Câmara Municipal de Araçatuba
Endereço: Praça IX de Julho, Centro