O vendaval e a forte chuva que caiu sobre Araçatuba na noite desta terça-feira deixou rastros de destruição com dezenas de árvores caídas, ruas alagadas e bairros sem energia elétrica. No bairro São Joaquim um grande árvore, da espécie Oiti, caiu e ficou escorada na parede de uma residência. Uma farinha seca caiu na praça João Pessoa, no momento em que várias pessoas estavam no local.
Hoje pela manhã a equipe do Regional Press percorreu algumas ruas no centro de Araçatuba, onde geralmente não há problemas, e encontrou muitas árvores caídas. As duas praças mais frequentadas, João Pessoa e Getúlio Vargas, ficaram no escuro e com árvores e grandes galhos caídos.
Na praça João Pessoa uma árvore do tipo Farinha Seca caiu sobre os bancos de concreto que ficam em frente ao palco. A árvore, de grande porte, havia sido plantada pessoalmente pelo ex-prefeito Jorge Maluly Netto, exatamente no mesmo local onde havia uma outra árvore da mesma espécie, centenária. O comerciante Paulo Sérgio Barbosa contou que de repente começou uma ventania e alguns galhos grandes caíram.
Em meio ao vendaval a farinha seca também foi ao chão, gerando muita gritaria e corre corre entre as pessoas que estavam na praça. “Por sorte a árvore caiu pro lado que não havia ninguém. Muitas pessoas correram para se esconder dentro da lanchonete”, disse ele.
Na rua Pereira Passos, uma grande Oiti caiu e ficou escorada na fachada de uma casa. Na rua do Fico também houve queda de grandes galhos. Vários bairros, inclusive na região central, ficaram sem energia a madrugada toda. Durante a tempestade, diversas ruas ficaram alagadas. A pista sentido capital-interior da rodovia Marechal Rondon ficou parcialmente interditada por causa de uma árvore da marginal que caiu parcialmente sobre o acostamento.