A Prefeitura Municipal de Araçatuba vai entregar os prêmios aos vencedores do 30º Concurso Nacional de Contos Cidade De Araçatuba – Acyr Lima de Castro. A premiação será logo mais a noite, na Praça Olímpica, em cerimônia posterior ao desfile comemorativo ao aniversário da cidade.
Foram 257 contos habilitados para o concurso, dos quais 14 são de Araçatuba. Provenientes de 121 cidades, de 18 Estados (AL, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MG, MS, PA, PB, PE, PR, RJ, RN, RS, SC, SP), apenas um deles foi desclassificado, pois foi enviado posteriormente à data limite.
Os contos vencedores foram: “Belerança”, primeiro colocado, do professor, formado em Letras Natanilson Pereira Campos, de São Luis/MA; em segundo lugar ficou “Maranhão”, de Michael de L. Canova, graduando do curso de Geografia e professor, de Carapicuiba/SP; e o terceiro, ” O Enterro do Patriarca”, do araçatubense Egreja de Barros Monteiro, bacharel em Direito e, desde 2015, trabalha exclusivamente como escritor e revisor.
Foram merecedores de menção honrosa os contos “1973. Oeste, perto da fronteira”, de Marcos Luciano da Cunha – Porto Alegre/RS; “Ao centro do nada”, de Ricardo Francisco de Camargo Chagas – Ivaiporã/PR; “Com as mãos vazias”, de Edileuza Bezerra de Lima Longo – São Paulo/SP; “Mudança”, de Nair Viola Travassos Augusto – Matão/SP; “Os espaços vazios da alma”, de Gilberto Garcia da Silva – Praia Grande/SP; “Quebra-mar”, de Rafael Faramiglio Faiani – Cravinhos/SP; e “Toca-fitas”, de Diego da Silva Teles dos Santos – Ilhéus/BA.
A comissão julgadora foi formada pelos integrantes da Academia Araçatubense de Letras (AAL), Carlos Brefore, Emília Goulart dos Santos e Francisco A. F. Tito Damazo.