Com o objetivo de desburocratizar e agilizar a abertura de empresas, a Prefeitura de Penápolis disponibiliza, na próxima terça-feira (05), o sistema Via Rápida Empresa. No processo antigo, a documentação para a abertura de uma empresa poderia levar cerca de 30 dias. Com este processo informatizado, o objetivo é reduzir este prazo para no máximo quatro dias.
Com o programa disponibilizado através de convênio com a Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo) é possível fazer o registro de abertura de uma nova empresa por meio eletrônico, utilizando o site www.sil.sp.gov.br. Segundo o Segundo o chefe do Serviço de Fiscalização de Obras e Posturas, Laércio Aparecido da Silva, o programa é voltado para empresas que exerçam atividades de baixo risco.
“Os interessados em abrir uma nova empresa, uma loja, um comércio em geral, poderão utilizar este sistema online, que facilita e agiliza todo o processo. Após o preenchimento do sistema, a liberação pode ocorrer em até quatro dias”, destaca Laércio.
O sistema deve ser utilizado pelos usuários devidamente certificados, como os contadores. “A implantação deste sistema é uma antiga reivindicação da classe contabilista e que a Prefeitura atende a partir de agora”. Ainda segundo o chefe da Fiscalização, neste período inicial de implantação, poderão ser encontradas algumas dificuldades.
“Por se tratar de uma inovação no processo de abertura de empresas, com algumas alterações no processo de abertura, podemos ter, principalmente nos primeiros dias, algumas dificuldades e, por isso, solicitamos a compreensão em especial dos contabilistas para que possamos dar continuidade nos processos”, afirma.