Uma menina de 10 anos foi picada por um escorpião nesta quinta-feira (14), em Araçatuba. O incidente ocorreu na rua Buritis, no bairro Pinheiros, zona leste da cidade.
O escorpião estava na pia da cozinha e picou a mão da menina quando ela manuseava uma bucha de lavar louça. Segundo o comerciante José Carlos Ferreira, avô da menina, o bicho teria ficado grudado em um dedo da mão direita da neta. Ela começou a passar mal e familiares encontraram e mataram o escorpião, de cor amarela.
Bianca da Silva de Abreu Santos foi levada para o pronto socorro municipal do bairro Aviação. De lá, foi transferida para a Santa Casa de Araçatuba, onde ficaria internada.
De acordo com o avô da menina, nos últimos meses pelo menos quatro escorpiões foram encontrados na casa. Segundo ele, há vários terrenos baldios com mato e sujeira no bairro e nas imediações da residência.
Segundo a Vigilância Epidemiológica de Araçatuba, o município registrou pelo menos 425 ocorrências desse tipo em Araçatuba neste ano. Duas crianças morreram em decorrência de picada de escorpião na cidade em 2017.
Recomendações
* Mantenha sua casa, o quintal, o jardim sempre limpos, sem acúmulo de lixo ou de objetos que possam servir de esconderijo para escorpiões;
* Instale telas nas portas e janelas. Vede as frestas;
* Examine roupas e calçados antes de usá-los;
* Use botas de cano longo, mangas compridas e luvas quando manipular objetos em locais que possam servir de abrigo para escorpiões;
* Não hesite. Procure imediatamente atendimento médico se suspeitar que uma pessoa foi picada por um escorpião. Caberá ao médico avaliar a gravidade e as consequências do ferimento.