Pela primeira vez, a Câmara de Araçatuba entregou a Medalha Centenária. A sessão solene foi realizada nesta quinta-feira (7/12) em homenagem a quatro munícipes que completaram 100 anos de idade. Receberam a medalha os senhores Buheiji Saito, José Ferreira Baptista Júnior (Ferreirinha) e José Porfírio de Sousa e a senhora Kiyo Nó.
A solenidade foi presidida pelo vice-presidente da Câmara, vereador Dr. Almir (PSDB). Em nome do Legislativo araçatubense, o autor da homenagem aos centenários, vereador Márcio Saito (PSDB), destacou a importância da honraria. “É um momento histórico porque é a primeira vez que a Medalha é entregue desde que a lei foi criada. São pessoas que construíram suas famílias e nossa comunidade. São referências para nós”, afirmou.
A honraria foi criada pela Resolução nº 1.847, de 31 de outubro de 2011, por iniciativa da então vereadora Profª Durvalina (PT). “Um povo que não preserva a memória dos nossos pioneiros fica sem raízes. Uma cidade que homenageia os seus pioneiros é uma cidade que se preocupa com sua história”, ressaltou Durvalina.
HOMENAGEADOS
José Ferreira Baptista Júnior nasceu em Birigui em 31 de dezembro de 1915. José Porfírio de Sousa é natural de São João do Rio do Peixe (PE) e também tem 102 anos.
Os outros dois homenageados nasceram no Japão e residem em Araçatuba. Buheiji Saito é natural da província de Fukushima e fez 101 anos em 13 de março deste ano. Kiyo Nó nasceu em Numapa e tem 104 anos.