A Secretaria Municipal de Educação de Penápolis está realizando as formaturas dos alunos que participaram do Proerd (Programa de Resistência e Combate às Drogas e à Violência), neste segundo semestre. O programa é realizado em parceria com a Polícia Militar do Estado de São Paulo e atende alunos dos 5º Anos do Ensino Fundamental.
Aproximadamente 150 alunos da rede municipal fizeram o curso no segundo semestre, sendo da Emef Harume Kubota da Silva, Elza Nadai Silvino e Armelindo Artioli. Os estudantes das demais escolas da prefeitura fizeram o Proerd no primeiro semestre.
As cerimônias de formatura são realizadas nas próprias escolas, com a participação dos pais, demais familiares e equipe da Secretaria de Educação.
Durante quatro meses, o Proerd foi ministrado pela policial militar Ana Cláudia Pereira Domingos. Ela passou às crianças orientações sobre prevenção ao uso de drogas e violência juvenil, ensinando a reconhecer e a responder adequadamente aos diversos tipos de apelos e as consequências do uso de drogas e álcool.
Os alunos também tiveram orientações sobre bullying e como devem reagir diante de outros conflitos sem o uso da violência, recebendo princípios de cidadania e convivência social harmoniosa, conseguindo com isso elevar a auto estima.
De acordo com a secretária municipal de Educação, a professora Cláudia Elisa Oberg Torrezan, muitos pais e demais familiares estão participando das formaturas. “Isso é muito importante, pois significa que o objetivo do programa está sendo cumprido, chegando até aos lares dos alunos”, comentou.
“O Proerd tem uma boa aceitação entre as crianças. Elas gostam muito do programa e interagem de forma significativa durante as aulas. Além disso, esse aprendizado contribui para o bom relacionamento entre elas dentro e fora da escola”, completou Claudia Elisa.